Apps

Aplicativo Bolsa Família 2024: Guia Definitivo

O Bolsa Família é um programa originalmente criado pelo Governo Federal em 2003. Naquela época, os beneficiários precisavam ir a bancos e lotéricas e enfrentar longas filas para sacar o valor depositado. Hoje em dia, o cenário é completamente diferente, pois temos o aplicativo Bolsa Família, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O presidente que estabeleceu o Bolsa Família pela primeira vez foi Luiz Inácio Lula da Silva. Ele tinha por objetivo quebrar o ciclo geracional da pobreza a curto e a longo prazo, por meio de transferências de renda.

Quando reeleito, Lula deu continuidade ao programa Bolsa Família, que realiza atualmente pagamentos mensais para milhões de famílias brasileiras vulneráveis. 

Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre o aplicativo Bolsa Família, e como ele consegue ser um importante instrumento de inclusão e gestão financeira digital aos brasileiros menos favorecidos.

Como baixar o aplicativo Bolsa Família?

O aplicativo Bolsa Família está disponível para os sistemas Android e IOS. Ele é bem  fácil de usar e é intuitivo, o que significa que os usuários podem navegar por ele sem dificuldades.

Para baixar o aplicativo Bolsa Família em seu celular, siga os seguintes passos:

  • Acesse sua loja de aplicativos (Play Store para Android ou App Store para Iphone), digite “Bolsa Família”;
  • Assim que o  aplicativo surgir em tela, clique em “Instalar”.
O aplicativo Bolsa Família é muito fácil de usar

Fique atento: o aplicativo Bolsa Família verdadeiro é desenvolvido pela Caixa Econômica Federal.

Para começar a utilizar o aplicativo Bolsa Família após instalado, existem duas situações: quando você já tem uma senha cadastrada no aplicativo, ou quando ainda não tem uma senha.

Aplicativo Bolsa Família: quando já tenho senha cadastrada

Clique na opção “Quero entrar com minha senha do aplicativo Bolsa Família ou desejo me cadastrar”, e siga com o atendimento, digitando seu CPF.

No aplicativo do Bolsa Família, é possível usar sua senha já cadastrada em qualquer aplicativo Caixa

Aplicativo Bolsa Família: quando não tenho senha cadastrada

Neste caso, voce pode entrar na opção “Quero entrar com a minha senha do aplicativo Caixa Tem”, e digitar a senha que é a mesma nos aplicativos Caixa Trabalhador ou FGTS.

Mas, se você nunca fez uso de nenhum aplicativo Caixa, será necessário realizar o cadastramento.

Como fazer meu cadastro no aplicativo Bolsa Família?

Se você nunca usou nenhum aplicativo Caixa, deverá fazer sua senha e confirma-la através de seu email

Se seu Bolsa Família está aprovado, mas você ainda não tem senha no aplicativo Bolsa Família e em nenhum aplicativo Caixa, siga estes passos para cadastrar sua senha:

  • Na tela que solicita seu CPF, clique em “Cadastre-se”;
  • Agora sim, digite seu CPF e clique em “Próximo”;
  • Digite seu nome completo e clique em “Próximo”;
  • Digite sua data de nascimento e clique em “Próximo”;
  • Digite seu email e clique em “Próximo”;
  • Digite a senha que deseja cadastrar, de acordo com os critérios exigidos, e clique na caixinha “Não sou um robô”;
  • Verifique o email indicado, na caixa de entrada deverá ter uma mensagem de “logincaixa@caixa.gov.br”;
  • Clique no link indicado dentro da mensagem para confirmar seu cadastro;
  • Após confirmar o email, volte ao aplicativo Bolsa Família e digite seu CPF e senha cadastrada.

Pronto, agora você tem acesso às informações do seu benefício.

E preste atenção: somente quem está cadastrado como responsável familiar no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) pode movimentar os valores pagos pelo Bolsa Família.

Conheça as funcionalidades do aplicativo Bolsa Família

Após efetuar seu login, você será direcionado à tela principal. Ali, de imediato, aparecerão mensagens importantes enviadas pelo MDS. 

Ao fazer login no aplicativo Bolsa Família, aparecerão comunicados importantes enviados pelo MDS

Para consultar suas parcelas disponíveis, clique em “Ver parcelas”. Neste campo, você verá as parcelas que já estão liberadas para saque. Mais abaixo, aparecerão as parcelas que estão previstas para serem depositadas futuramente.

Note que o Bolsa Família é composto de adicionais, cada um com seu valor e data de validade. Não perca o prazo para saque!

Aplicativo Bolsa Família: conheça os símbolos informativos

Você pode observar que, ao lado de cada parcela, existe um pequeno símbolo. Eles sinalizam o status de cada valor. Confira:

Cada símbolo que antecede às parcelas do aplicativo Bolsa Família indica seu status

Consultando o calendário do Bolsa Família no aplicativo

O governo definiu um calendário para saques válido para todo o ano de 2024. Cada usuário deve saber qual é o número final de seu NIS (Número de Inscrição Social) para saber em qual data o dinheiro estará disponível.

O calendário do Bolsa Família é definido pelo numero final do NIS do usuário

Conheça o menu do aplicativo Bolsa Família

No canto superior esquerdo, sinalizado por três riscos horizontais, está o Menu de Opções do aplicativo Bolsa Família.

O Menu de Opções pode tirar suas dúvidas sobre o aplicativo Bolsa Família e o programa em si

Ali, você pode consultar a situação de seu benefício, ver suas mensagens e ativar as notificações, para que não perca nenhuma atualização acerca do Bolsa Família.

Neste campo, já é possivel tirar muitas eventuais duvidas, mas se achar necessário falar diretamente com a Caixa, os telefones para contato estão disponíveis na opção “Atendimento.”

Decifrando as mensagens no aplicativo Bolsa família

Beneficio bloqueado por cadastro irregular

O CadÚnico é um registro usado pelo Governo Federal para saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Com esses dados, são selecionados os beneficiários para os programas sociais, incluindo o Bolsa Família.

Em vista disso, os dados dos usuários são constantemente verificados, para evitar inconsistências e fraudes. Quando o MDS realiza o cruzamento de informações e atesta que algo não está certo, é enviada uma mensagem pelo aplicativo Bolsa Família ao usuário irregular.

O bloqueio do Bolsa Família acontece quando são verificadas inconsistências no cadastro

Estar com o CadÚnico desatualizado pode fazer com que a parcela dos benefícios mediados por ele, como Bolsa Família, sejam suspensas. 

Por isso, é de suma importância que o responsável familiar sempre verifique e dê atenção às mensagens enviadas ao aplicativo Bolsa Família, e tome as providências para que seu benefício não seja cancelado.

Beneficio cancelado

Se você recebeu uma mensagem indicando cancelamento do Bolsa Família, deve procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do Cadastro Único, para atualizar os seus dados cadastrais e solicitar uma visita externa de um agente. 

Desta forma, o responsável familiar poderá confirmar e esclarecer as informações fornecidas durante o seu registro. Se não for constatada nenhuma irregularidade e o grupo familiar se adequar aos requisitos, o Bolsa Família é reestabelecido.

Deixar de atualizar as informações cadastrais pode causar o cancelamento do Bolsa Família. Também, eventualmente, o programa pode ficar por um período fora de funcionamento

Dados não disponíveis

O MDS frequentemente realiza atualizações nos servidores. Se você receber a mensagem dizendo que os dados não estão disponíveis para consulta, aguarde. Em breve, o aplicativo Bolsa Família será normalizado, e os beneficiários voltarão a ter acesso às informações.

Portanto, aguarde um pouco mais e tente novamente em um outro momento.

Advertência por faltas à escola ou cartão vacinal incompleto

Para estar apto a receber o Bolsa Família, o grupo familiar deve cumprir uma série de condicionalidades no âmbito da saúde e da educação.

As exigências são:

  • Realização do acompanhamento pré-natal das gestantes;
  • Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
  • Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de sete anos;
  • Para as crianças de quatro a cinco anos, frequência escolar mínima de 60%;
  • Para crianças e adolescentes de seis a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica, frequência escolar mínima de 75%.
Para estar apto a receber o Bolsa Família, o grupo familiar deve cumprir uma série de condicionalidades

O descumprimento das condicionalidades causará o envio de uma mensagem de advertência ao aplicativo Bolsa Família. O responsável familiar deverá apurar o que está acontecendo, justificando as faltas ou providenciando as vacinas e consultas.

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo