O Nubank foi criado com o objetivo de simplificar o gerenciamento financeiro diário e melhorar a relação das pessoas com o dinheiro através de produtos acessíveis e fáceis de usar. Um desses produtos é o cartão Nubank, que pode ser gerenciado diretamente pelo aplicativo.
No entanto, situações inesperadas podem surgir, fazendo com que seja necessário bloquear ou até mesmo cancelar o seu cartão de crédito.
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Entenda a diferença de bloqueio e cancelamento
Antes de tudo, é importante salientar que há uma diferença entre bloqueio e cancelamento do cartão. No caso do bloqueio ocorre de modo temporário; haja vista que o cancelamento é algo permanente. Entenda melhor a diferença.
Bloqueio do cartão: O bloqueio é uma medida temporária que pode ser aplicada tanto pelo cliente quanto pelo Nubank em situações que envolvam segurança. Essa ação permite que o cartão seja desbloqueado e reutilizado posteriormente. É comum em casos de transações suspeitas, onde o Nubank pode intervir preventivamente. Se a atividade suspeita for confirmada como segura pelo usuário, o cartão pode ser desbloqueado imediatamente através do aplicativo.
Cancelamento do cartão: Diferente do bloqueio, o cancelamento é uma ação definitiva. Uma vez que o cartão é cancelado, ele não pode ser reativado. O cancelamento pode ocorrer por diversos motivos, como perda, roubo, danos físicos ao cartão, ou até por decisão do próprio cliente. Em casos de cancelamento por perda ou roubo, o Nubank providenciará uma nova via do cartão.
Afinal, o que está acarretando no cancelamento das compras?
As compras Nubank que estão sendo canceladas estão sendo em decorrência de compras suspeitas. Logo, se o cliente tem o costume de realizar compras de até R$ 2.000. Quando esta compra ultrapassa bastante este valor; a inteligência do aplicativo acaba cancelando a compra; logo, bloqueando o cartão temporariamente. Lembrando que este valor depende do limite de crédito de cada pessoa.
Para reverter isto é necessário que o cliente acesse o aplicativo do Nubank e autorize a compra; sendo necessário somente alguns segundos dentro do aplicativo para confirmar a realização da transação bancária; evitando assim fraudes.
Quando o Nubank pode bloquear seu cartão?
O Nubank possui sistemas de segurança que monitoram transações atípicas em tempo real. Por exemplo, se uma compra significativamente alta e fora do padrão de gastos do cliente é detectada, o sistema pode bloquear o cartão para prevenir possíveis fraudes.
O cliente será notificado pelo aplicativo para confirmar a transação. Se o cliente não reconhecer a operação, poderá iniciar um chat com a equipe de atendimento para resolver a situação, o que pode resultar no cancelamento do cartão caso a transação seja confirmada como fraudulenta.
Procedimentos para bloquear seu cartão manualmente
Para bloquear o cartão diretamente pelo aplicativo, seja ele físico ou virtual:
- Acesse a opção “Meus cartões” no app.
- Selecione o cartão que deseja bloquear.
- Insira sua senha de 4 dígitos.
- Confirme a ação de bloqueio.
Entenda como ocorre o cancelamento manual
O cancelamento do cartão Nubank é uma ação permanente que deve ser solicitada diretamente aos canais de atendimento ao cliente do Nubank. É importante notar que uma vez cancelado, você não poderá reativar o mesmo cartão.
Cada situação de bloqueio ou cancelamento é tratada de forma única, sempre visando a segurança e a transparência na comunicação com o cliente. Caso haja problemas de inadimplência, o Nubank buscará soluções para auxiliar o cliente antes de proceder com o cancelamento.
Essas são as principais diferenças entre bloquear e cancelar um cartão Nubank, duas ações importantes que protegem o cliente enquanto oferecem flexibilidade no uso do cartão.
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