Inscritos no Cadastro Único podem receber PRESENTE surpresa de R$ 540,00 do Governo; Confira
O estado de São Paulo tem implantado alguns programas direcionados para inclusão social e econômica, partindo da base de dados do Cadastro Único. Um deles, direcionado exclusivamente aos desempregados, é o Bolsa Trabalho.
Esta iniciativa direciona cidadãos desempregados a prestarem serviços nos órgãos públicos, ao mesmo tempo que fazem curso de qualificação profissional e recebem mensalmente a quantia de R$ 540.
Uma das principais condições para a admissão neste programa é a inscrição no Cadastro Único, um sistema que concentra dados de famílias em situação de vulnerabilidade.
Siga a leitura e entenda como o Bolsa Trabalho está transformando vidas em São Paulo, e como você pode aproveitar esta oportunidade.
Bolsa Trabalho: auxílio financeiro e educação
Como dito, um dos requisitos para ingressar no Bolsa Trabalho é ter inscrição no Cadastro Único.
Essa exigência não só assegura que o benefício seja destinado a quem realmente precisa, como também possibilita ao governo estadual um melhor mapeamento das necessidades de sua população, ampliando a eficácia das políticas públicas de São Paulo.
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Quem pode ingressar no Bolsa Trabalho?
O Bolsa Trabalho faz parte do programa Bolsa do Povo, que também abrange programas como Ação Jovem e Auxílio Moradia, destinados a atender as necessidades sociais dos paulistas.
O programa é destinado para trabalhadores desempregados há pelo menos um ano que não sejam beneficiários de Seguro Desemprego, ou qualquer outro programa assistencial. Também é preciso ter renda per capita de até meio salário-mínimo e residir no Estado de São Paulo há no mínimo dois anos.
Como se inscrever para receber o auxílio de R$ 540?
Para quem já faz parte do Cadastro Único, as inscrições podem ser feitas pelo portal Bolsa do Povo, sendo necessário ter cadastro no Login SP e informar dados pessoais.
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Porém, se o desempregado não integra o Cadastro Único, que também é essencial para acessar vários outros programas sociais do Governo Federal, incluindo o Bolsa Família, aqui estão os passos necessários:
- Se dirija pessoalmente a uma unidade de atendimento, que pode ser um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto específico do Cadastro Único em sua cidade;
- Leve um documento de identificação com foto, como a carteira de identidade, de todos os membros da família. Também será necessário apresentar o CPF ou Título de Eleitor, certidões de nascimento ou casamento, carteiras de trabalho para os membros da família maiores de 18 anos, um comprovante de residência atualizado, e comprovantes de renda de todos os membros da família;
- Durante a visita, um entrevistador realizará o cadastro da sua família no sistema. É importante que a pessoa responsável pela família (preferencialmente uma mulher, se possível) esteja presente, pois ela será cadastrada como a Responsável pela Unidade Familiar (RF);
- Concluindo o cadastro, lembre-se de que você precisará atualizar seu cadastro a cada dois anos ou sempre que houver mudanças significativas na composição da família, renda ou endereço.
Quando selecionado, o candidato vai ser avisado por e-mail e SMS ou telefone.
Como será feito o pagamento do Bolsa Trabalho?
O pagamento será feito por meio do Cartão Bolsa do Povo, emitido para recebimento de todos os programas exclusivos do Estado de São Paulo. Mas também será possível receber por meio da plataforma digital Caixa Tem.
Mas fique atento: é necessário estar com o CPF regularizado perante a Receita Federal para o pagamento do benefício do Bolsa Trabalho.
Os participantes irão cumprir jornadas de trabalho de 4 horas diárias, exercendo funções em diversas instituições públicas, como escolas e unidades de saúde.