NotíciasBenefícios

Governo libera perdão de dívidas chegando a quase 100% de desconto; Confira

Os cidadãos brasileiros endividados agora têm mais tempo para renegociar suas dívidas. O programa Desenrola Brasil foi estendido até 20 de maio pelo governo federal. Esse novo prazo engloba especificamente à Faixa 1 do programa, que é composta por indivíduos com renda mensal de até dois salários mínimos e também aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Podem ser renegociadas as dívidas até R$ 20 mil. 

A decisão veio após um aumento significativo na procura pelo programa, que recentemente integrou seus serviços aos aplicativos bancários e da Caixa. Desde março, também é possível negociar as dívidas através das agências dos Correios. Com a plataforma Desenrola, os descontos oferecidos chegam a uma média de 83%, e em certos casos, podem superar 96%. Os devedores podem aproveitar planos de pagamento que não exigem entrada inicial e permitem a quitação da dívida em até 60 meses.

Fique por dentro: Caixa anuncia PRESENTE para vítimas afetadas nas enchentes do RS, confira

Governo libera perdão de dívidas chegando a quase 100% de desconto; Confira | Imagem de Jeane de Oliveira – guiadobeneficio.com.br

Como participar do Desenrola:

Pessoas físicas

Acesse o site do Portal Desenrola Brasil e realize a autenticação na plataforma, através da conta do portal gov.br, utilizando seu CPF. O nível da conta deve ser ouro ou prata para acessar e realizar as negociações no Portal Desenrola.

Após a autenticação, você terá acesso aos débitos elegíveis no programa. Escolha as dívidas que deseja negociar e opte por pagamento à vista ou parcelado.

Definido isso, você poderá acompanhar o processo no menu ‘Minhas Negociações’.

Desenrola Pequenos Negócios

Para os ME (Micro Empresários), MEIs (Micro Empreendedor Individual) e empresas de pequeno porte (EPP) acessarem o Desenrola Pequenos Negócios, será preciso fazer a negociação das dívidas diretamente com os bancos e as instituições bancárias.

Um dos critérios para que pequenas empresas participem é que as dívidas devem estar em atraso há mais de 90 dias a partir de 22 de abril de 2024.

Leia mais: Governo anuncia pacote TURBINADO de auxílios para vítimas do RS

FIES

As dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também podem ser renegociadas via Desenrola até 31 de maio. As renegociações precisam ser referentes aos contratos firmados com o programa de financiamento estudantil até 2017 e com débitos em 30 de junho de 2023.

O programa disponibiliza descontos que podem chegar até os 99% de abatimento no valor consolidado da dívida e até 100% nos juros, dependendo do caso.

A simulação ou a renegociação devem ser realizadas através do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, dependendo do banco com o qual foi firmado o contrato.

O Desenrola FIES contempla três faixas:

  • Inadimplentes por mais de 90 dias em 30 de junho: haverá desconto de até 100% sobre juros e multas e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista. Para esse grupo, também é oferecido o parcelamento em até 150 vezes mensais;
  • Inadimplentes por mais de 360 dias em 30 de junho: o desconto será de até 77% do valor consolidado da dívida, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
  • Inadimplentes por mais de 360 dias em 30 de junho, inscritos no Cadastro Único ou beneficiários do Auxílio Emergencial: haverá desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, mediante liquidação integral da dívida em até 15 prestações mensais.

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo