MDS confirma saque UNIFICADO do Bolsa Família para estes beneficiários, confira
Em virtude do desastre climático que assolou o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias, o governo federal estuda uma série de medidas para amenizar os impactos da tragédia. Uma delas foi a unificação dos pagamentos do Bolsa Família para o dia 17 de maio, data em que se iniciaram os pagamentos, e aconteceriam sequencialmente até o dia 31.
“O valor vai estar disponível no primeiro dia de repasse do Bolsa Família para os municípios gaúchos. É mais uma iniciativa do presidente Lula para amenizar os efeitos causados pela enchente no Rio Grande do Sul. O Governo Federal está com os esforços dedicados a atender a população gaúcha”, declarou o ministro Wellington Dias, titular do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).
O lançamento oficial do conjunto de medidas que integram a frente de ação “Brasil Unido pelo Rio Grande do Sul” foi feito nesta quinta-feira (09), no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião também houve o anúncio de que R$ 807,2 milhões serão destinados para ajuda humanitária.
Foram apresentadas medidas para a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e os municípios atingidos, envolvendo os trabalhadores assalariados, os beneficiários de programas sociais, empresas e produtores rurais.
Bolsa Família: informações importantes
Todos os meses, o MDS faz uma varredura nos dados do Cadastro Único (CadÚnico) para verificar se os participantes estão com todas as informações atualizadas, e incluir os novos inscritos na folha de pagamento.
Veja mais: Governo propõe novo AUMENTO do BPC e valor surpreende brasileiros
Recentemente, milhares de famílias foram aprovadas para receber suas parcelas através do Bolsa Família. Quem entrou no programa a pouco tempo, pode ficar confuso e com dúvidas sobre o funcionamento do programa. Uma delas é: como ter certeza que fui aprovado?
Quem foi selecionado para fazer parte do Bolsa Família, via de regra, recebe um comunicado pelo correio em sua casa, anunciando sua aprovação.
Caso você ainda esteja na fila e ainda não recebeu a carta, peça para o responsável familiar ir até o CRAS ou até o setor responsável da prefeitura onde você mora.
Também é possível saber se foi aprovado conferindo sua situação no aplicativo do Bolsa Família.
Não perca: Governo estende a mão ao Rio Grande do Sul com devolução de imposto, garanta o seu
Bolsa Família: Tudo começa com o Cadastro Único
O Cadastro Único deve ser a ponte para o acesso das pessoas de baixa renda às políticas públicas. Assim, cada família tem o direito de serem cadastradas e identificadas corretamente.
Essa ação permite que o Governo Federal e os poderes estaduais e municipais conheçam as características das pessoas vulneráveis e quais suas necessidades.
Isso contribui para a implementação de políticas e programas específicos voltados à promoção da autonomia dessas pessoas. Ainda, possibilita ao Estado acompanhar a própria efetividade de suas ações.
Veja alguns exemplos de programas fornecidos pelo Governo Federal para as famílias inscritas no Cadastro Único:
- Programa Bolsa Família;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Minha Casa Minha Vida;
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
- Telefone Popular;
- Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos;
- Programas Cisternas;
- Água para Todos;
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
- Bolsa Estiagem;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
- Identidade Jovem;
- ENEM;
- Programa Pé-de-Meia.
Não esqueça que as informações prestadas pelas famílias são auto declaratórias, ou seja, existe a responsabilidade de dizer apenas a verdade, sob o risco de ser responsabilizado.