Alerta GERAL para beneficiários do Bolsa Família que não querem entrar no pente-fino
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará um Dia D especial neste sábado (29) para que os beneficiários do Programa Bolsa Família possam atualizar suas condicionalidades de saúde.
Durante o evento, serão oferecidas vacinas do Calendário Básico de Vacinação da Criança e para gestantes. O atendimento ocorrerá até as 16h.
Aproveite para ver: Governo confirma encerramento dos pagamentos do Bolsa Família HOJE
Beneficiários asseguram acompanhamento de saúde
Os beneficiários devem fazer o acompanhamento das condicionalidades de saúde até a próxima segunda-feira (1º) para garantir a manutenção do benefício. Para isso, é necessário apresentar o cartão do NIS, RG ou CPF, a caderneta de saúde da criança e a caderneta da gestante.
Em Salvador, 332.506 pessoas precisam cumprir essas condicionalidades na vigência de 2024.1 (janeiro a junho de 2024). Até agora, mais de 167 mil beneficiários foram acompanhados, o que representa 50,52% de cobertura.
Vacinação durante o Dia D
Nas unidades de saúde participantes do Dia D, estarão disponíveis diversas vacinas para crianças, incluindo contra a Covid-19, BCG, Hepatite B, Poliomielite, Rotavírus, Pentavalente, Pneumocócica, Meningocócica, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetraviral, Hepatite A, Tríplice Bacteriana, Dupla tipo adulto e Varicela.
Para gestantes, serão oferecidas vacinas contra Hepatite B, Difteria e Tétano, Difteria, Tétano e Pertussis, Influenza e Covid-19. Mulheres de 14 a 44 anos poderão ser vacinadas contra Hepatite B, Difteria e Tétano, Influenza e Covid-19. A vacina contra HPV será aplicada em adolescentes de 14 anos e em mulheres imunossuprimidas de 9 a 45 anos, conforme prescrição médica.
Unidades Participantes do Dia D
- Itapagipe: UBS Virgílio de Carvalho e UBS Ministro Alckimin.
- Centro Histórico: UBS Ramiro de Azevedo.
- Itapuã: UBS Dr. Orlando Imbassahy e USF São Cristóvão.
- Cajazeiras: USF Jardim das Mangabeiras, USF Cajazeiras V e USF Cajazeiras XI.
- Liberdade: USF Liberdade e UBS São Judas Tadeu.
- Pau da Lima: UBS Pires da Veiga e UBS Cecy Andrade.
- São Caetano: USF Boa Vista de São Caetano, UBS Frei Benjamin, USF Luiz Braga e UBS Péricles Laranjeiras.
- Subúrbio Ferroviário: USF Alto de Coutos II, USF Rio Sena e USF Alto da Terezinha.
- Barra/Rio Vermelho: USF Sabino Silva e UBS Clementino Fraga.
- Boca do Rio: USF Curralinho.
- Brotas: USF Vale do Matatu (8h às 14h).
- Cabula/Beirú: USF Raimundo Agripino, UBS Rodrigo Argolo e USF Saramandaia.
Não perca esta oportunidade de manter a saúde em dia e garantir a continuidade dos benefícios do Bolsa Família!
Qual a importância do acompanhamento médico no Bolsa Família?
O acompanhamento médico no Bolsa Família é fundamental para garantir a saúde das famílias beneficiadas. Através de visitas regulares ao médico, é possível monitorar o crescimento e desenvolvimento das crianças, identificar e tratar doenças precocemente, além de promover a vacinação e orientações sobre higiene e nutrição.
O programa exige que crianças e gestantes cumpram essas consultas para continuar recebendo o benefício, o que incentiva a prevenção e cuidados contínuos. Esse acompanhamento também permite a integração das famílias aos serviços de saúde pública, proporcionando um suporte mais amplo e eficiente, e contribuindo para a redução das desigualdades sociais e melhoria da qualidade de vida das populações vulneráveis.
Aproveite para ver: Governo acaba de AUTORIZAR novos pagamentos do Bolsa Família; Veja as datas