Não é de hoje que os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com seus repasses mensais para pagamento de dívidas e outras tarefas do cotidiano. Todos os meses os repasses possuem como base o salário mínimo e vão até o teto estipulado pelo INSS para aquele ano.
Neste mês de maio, o INSS surpreendeu os seus beneficiários com pagamentos recheados. Haja vista que o Governo havia aprovado o repasse da segunda parcela do 13° salário, que desde o período da pandemia da covid-19 estava sendo antecipado para os brasileiros.
Entretanto, para este mês de junho; os beneficiários ficaram chocados com uma redução nos valores que serão pagos para os beneficiários do instituto. Veja abaixo todos os detalhes sobre esta redução e como serão realizados os pagamentos deste mês para os brasileiros.
Aproveite e veja: Vitória! INSS libera SAQUE de R$ 600 + 106 para este grupo de aposentados, confira
Aposentados ficam chocados com redução no valor de junho
Os beneficiários e pensionistas do INSS recebem seus repasses com base em um calendário. O mesmo é diferente de acordo com o valor recebido pelo beneficiário. Ou seja, dividido entre aqueles que recebem 01 salário mínimo e aqueles que recebem valores superiores a isto.
Por esta razão, a partir do mês de junho; o pagamento bruto do mês em questão, os aposentados irão encarar uma redução nos pagamentos de 50%. Haja vista que no mês de junho não será pago o 13° salário.
Esta bonificação acontece somente duas vezes por ano, representando 50% do salário mínimo (cada parcela); Após dois meses recebendo os pagamentos turbinados, os beneficiários acabaram sendo pegos de surpresa com o pagamento sem a bonificação.
Portanto, a partir deste próximo mês; os beneficiários que recebem os valores antes do segundo ciclo de pagamentos; já terão os valores reduzidos.
Pagamentos do 13° salário são realizados
Em contrapartida, antes que isso aconteça; os beneficiários do INSS poderão usufruírem dos pagamentos referentes ao 13° salário neste mês de maio. A partir desta sexta-feira (24) eles podem receberem o valor referente a 50% do salário mínimo vigente.
Por enquanto, mais de 33 milhões de segurados do INSS receberam os repasses em questão. Lembrando que a outra parcela será repassada a partir do dia 3 de junho. Por mais que o próximo mês tenham repassados reduzidos, trata-se do pagamento vigente do mês em questão.
Portanto, este atual ciclo representa o último. Para consultar os valores é necessário inserir os dados pessoais diretamente no aplicativo Meu INSS. A partir disso, será possível verificar todas as informações referentes aos valores e datas de pagamento.
Além disso, os beneficiários do INSS que realizam empréstimo consignado; acabaram tendo os pagamentos elevados neste mês. Por mais que houvessem os descontos referentes as parcelas, acabaram recebendo a mais em decorrência do 13° salário.
Aproveite e veja: Idosos saltam de alegria com liberação de pagamento EXTRA do INSS, confira