Golpistas têm enganado beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), prejudicando pessoas vulneráveis e fazendo com que percam dinheiro. O que acaba acarretando em sérios prejuízos, na qual os beneficiários estão perdendo muito dinheiro.
Este benefício, destinado a idosos e pessoas com deficiência, é administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A denúncia de um novo golpe foi feita por um servidor do Serviço Social no Rio de Janeiro, revelando como os fraudadores operam.
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Como o golpe funciona
Os golpistas enviam mensagens por SMS ou WhatsApp informando que o beneficiário teve o direito ao BPC liberado pelo INSS, mesmo sem a pessoa ter solicitado o benefício.
Eles marcam um dia, hora e local para o recebimento do pagamento e, ao encontrar a vítima, apresentam um boleto para cobrança de um suposto “serviço” de intermediação.
Um caso específico ilustra bem a fraude: um intermediário deu entrada no BPC de um idoso e se cadastrou como seu procurador. Como o BPC é concedido administrativamente, sem necessidade de perícia médica, basta que a pessoa esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), tenha 65 anos ou mais e comprove baixa renda.
O golpe foi descoberto quando um idoso compareceu a uma agência do INSS no Norte Fluminense, relatando ter recebido mensagens sobre a liberação do pagamento, juntamente com um boleto para pagamento dos serviços do intermediário.
Detalhes da fraude
Durante o atendimento, foi verificado que o cadastro do segurado no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) tinha um e-mail e um número de telefone desconhecidos pelo idoso. A investigação revelou que vários procuradores foram cadastrados na mesma solicitação de BPC.
É importante lembrar que o BPC é destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem baixa renda. O valor do benefício é de R$ 1.412.
Prevenção e alerta
Para proteger-se de golpes, o INSS alerta que nunca entra em contato direto com beneficiários para solicitar dados ou enviar boletos. Toda comunicação oficial é feita pelo site ou aplicativo “Meu INSS”. Em caso de dúvidas ou suspeitas de fraude, é aconselhável bloquear o número que enviou a mensagem e não fornecer informações pessoais.
Além deste golpe específico contra beneficiários do BPC, o INSS identificou outras fraudes direcionadas a aposentados e pensionistas. Golpistas tentam obter dados pessoais utilizando a Prova de Vida como pretexto, que está suspensa até o final do ano.
As abordagens são feitas por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular, e agora também presencialmente, com falsários utilizando uniformes com a logomarca do INSS.
Os golpistas pedem dados pessoais e fotos de documentos, alegando evitar um suposto “bloqueio no pagamento”. Em alguns casos, enviam links para que o segurado realize biometria facial. A pessoa que fala é convincente e pode até fornecer alguns dados do segurado para dissimular a fraude.
Dicas de Segurança
- O INSS nunca solicita envio de documentos por e-mail, WhatsApp ou SMS. O canal digital oficial é o “Meu INSS”.
- O número de SMS usado pelo INSS é 280-41 e nunca contém links.
- A biometria facial é feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
- Convocações para apresentação de documentos ficam registradas no “Meu INSS” e podem ser verificadas pelo telefone 135.
- Utilize apenas canais oficiais de atendimento do INSS para qualquer solicitação.
- Mantenha seus dados de contato atualizados no “Meu INSS” ou pelo telefone 135.
Manter-se informado sobre essas práticas e seguir as orientações do INSS é fundamental para evitar fraudes e garantir a segurança dos benefícios.
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