NotíciasBenefícios

Recebe o Bolsa Família? Caixa Tem pode ter PRESENTE do retroativo; Saiba como receber

A nova rodada de pagamentos do Bolsa Família em novembro não apenas traz consigo a esperada assistência financeira para as famílias em situação de vulnerabilidade, mas também oferece uma excelente notícia: o desbloqueio dos benefícios para aqueles que estavam com o pagamento suspenso nos meses anteriores.

Essa medida visa assegurar que os beneficiários tenham acesso aos recursos necessários para suprir suas necessidades básicas e promover sua estabilidade econômica e social.

Aproveite e confira: Renda extra! Especialista revela TRUQUE para ganhar dinheiro assistindo TV

Recebe o Bolsa Família Caixa Tem pode ter PRESENTE do retroativo; Saiba como receber | Imagem de Jeane de Oliveira – guiadobeneficio.com.br

Como receber o retroativo do Caixa Tem?

Trata-se dos valores que estavam congelados do Bolsa Família. Haja vista que este valor é pago somente para os beneficiários que estavam com o pagamento bloqueado. Ou seja, é necessário que a situação cadastral esteja regular, mas com pendências em razão de possíveis incongruências.

Portanto, os brasileiros que estava com as contas canceladas; isto é, definitivamente; ao retornarem para o programa não terão direito a receberem os valores anteriores. Podendo ser avaliado diretamente pelo Caixa Tem.

Além disso, após retornar ao programa; a virada de página pode demorar até duas semanas. Ao aparecer o status de liberado, o beneficiário já está novamente dentro do programa.

Desbloqueio para famílias unipessoais 

As famílias unipessoais que foram convocadas para atualizar seus dados cadastrais e que realizaram esse procedimento dentro do prazo estipulado já estão aptas a receber as parcelas retroativas do Bolsa Família. A Caixa Econômica Federal iniciou a atualização dos canais de consulta do programa a partir deste ano de 2024, e muitos beneficiários notaram uma mudança em seu status, agora constando como “LIBERADO“.

Além das famílias unipessoais, outro grupo que teve o benefício bloqueado foi aquele que não cumpriu as condicionalidades estabelecidas pelo programa, tais como frequência escolar, calendário de vacinação e acompanhamento da saúde das gestantes. Para esses beneficiários, o desbloqueio ocorre mediante a regularização dessas pendências.

Verificação do desbloqueio e orientações para saque

Para verificar se o Bolsa Família foi desbloqueado em novembro, os beneficiários podem utilizar os seguintes canais: o aplicativo do Bolsa Família, o app Caixa Tem ou o Portal Cidadão da Caixa.

É importante ressaltar que, em alguns casos, embora a consulta indique que o pagamento foi liberado, as parcelas retroativas podem não estar disponíveis no Caixa Tem. Nesses casos, recomenda-se que o beneficiário realize o saque em uma agência da Caixa ou em uma casa lotérica, utilizando o cartão amarelo do Bolsa Família, o Cartão Cidadão ou um documento de identificação com foto.

Desbloqueio nos meses anteriores

No mês de abril, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou o desbloqueio de 700 mil parcelas retroativas do Bolsa Família. Esses valores estão disponíveis para consulta nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem, e o saque pode ser efetuado nas agências da Caixa ou lotéricas. Para o mês de maio, a liberação das parcelas seguirá o calendário oficial do programa, começando pela disponibilização para os beneficiários.

Essas medidas visam garantir que as famílias mais vulneráveis tenham acesso contínuo aos recursos necessários para sua subsistência e bem-estar, contribuindo assim para a redução da desigualdade social e o fortalecimento da inclusão e proteção social no país.

Aproveite e confira: Conta de água nas alturas? Governo propõe desconto para beneficiários do Bolsa Família

Diogo Sobral

Tenho 22 anos e sou redator no Guia do Benefício. Trago comigo a experiência de 04 anos no ramo de benefícios sociais. Espero que através de meus textos vocês consigam as respostas que tanto procuram!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo