Brasileiros com CPF estão tendo o Bolsa Família CONGELADO por causa deste simples erro, confira
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do governo brasileiro, que tem como objetivo aliviar a pobreza e a desigualdade social. Para receber o benefício, as famílias precisam se enquadrar em critérios de renda e de composição familiar.
Como o objetivo do Bolsa Família é aliviar a pobreza dos mais vulneráveis, o Governo Federal criou a Regra de Proteção. Ao mesmo tempo que a regra foca nos mais necessitados, ela proporciona uma transição suave para quem melhorou de vida. Isso tem levado ao cancelamento de muitos beneficios para alguns grupos familiares
Siga a leitura e saiba como a Regra de Proteção impacta o valor do Bolsa Família, e porque você pode ficar tranquilo a respeito disso.
Quem deve receber o Bolsa Família?
Para ser elegível ao Bolsa Família, a renda per capita da família deve ser inferior a um quarto do salário mínimo, atualmente estabelecido em R$ 353.
Quando há um aumento de renda que ultrapassa esse limite, a família não é imediatamente removida do programa. Em vez disso, o benefício é parcialmente reduzido pela Regra de Proteção.
Esta regra determina uma redução de 50% no valor do benefício para as famílias que sustentam o novo nível de renda por dois anos, com uma possível suspensão após esse período.
Leia: MDS emite comunicado GERAL sobre bônus alimentar de R$ 400 para inscritos no Bolsa Família
Além disso, existe um período de três anos durante o qual a família pode tentar retornar ao programa, caso sua situação financeira volte a se enquadrar nos critérios necessários.
Regra de Proteção do Bolsa Família seleciona os mais pobres
É importante compreender que, pela Regra de Proteção no programa Bolsa Família, se a renda per capita exceder um quarto do salário mínimo, a família não é excluída imediatamente do programa.
Em vez disso, o benefício é reduzido pela metade. Se a nova renda for mantida, o benefício será suspenso, e posteriormente, cancelado.
Caso a sua situação econômica da família voltar a atender aos critérios estabelecidos, como no caso de algum membro do grupo familiar perder o emprego, o Bolsa Família será concedido novamente.
A Regra de Proteção no programa Bolsa Família é uma medida que visa garantir que o benefício seja destinado às famílias que mais precisam de apoio financeiro.
Essa regra não tem o objetivo de excluir famílias, mas sim de ajustar o auxílio de acordo com a situação econômica de cada beneficiário.
Premissas do Bolsa Família
O Governo Federal lançou uma Cartilha explicativa do Bolsa Família, onde deixa claro as premissas, ou princípios norteadores do programa:
- Correção do Cadastro Único para focar atenção aos mais pobres
e vulneráveis; - Prioridade e respeito às diferenças aos que precisam de mais
proteção; - Foco na nova geração para promover as transformações que
queremos; - Garantia de renda e ampliação da proteção de crianças na
Primeira Infância; - Fortalecimento da articulação intersetorial para promover mais acesso à direitos – assistência social, saúde, educação, esporte, ciência e trabalho.
Lei aqui: Desenrola Brasil pode BLOQUEAR o Bolsa Família? Governo responde
O governo esclareceu que, nesta reformulação do Bolsa Família, o programa não vai somente distribuir renda, mas também promover ações complementares em articulação com outras políticas, para superação da pobreza e transformação social.
Algumas políticas complementares podem ser implementadas para ajudar a incentivar a entrada dos usuários do Bolsa Família no mercado de trabalho, como programas de capacitação profissional e de geração de empregos.
Portanto, a Regra de Proteção é uma forma de equilibrar a distribuição dos recursos do Bolsa Família, assegurando que o apoio seja direcionado àqueles que estão em condições de maior vulnerabilidade econômica.