O prazo para que as prefeituras dos municípios cadastrem novas famílias no Auxílio Reconstrução foi prorrogado até o dia 15 de setembro.
Essa medida oferece um alívio financeiro de R$ 5,1 mil para cada família que reside em áreas afetadas pelas enchentes e que teve a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo governo federal.
Lembrando que é válido para todos os estados que estejam dentro dos critérios estipulados pelo Governo Federal. Haja vista que, até o início de setembro, mais de 368 mil famílias já foram aprovadas para receber o auxílio.
Com cerca de 351 mil cadastros encaminhados para pagamento na Caixa Econômica Federal.
Quem tem direito ao Auxílio Reconstrução?
O Auxílio Reconstrução é destinado às famílias que vivem em regiões duramente atingidas pelas enchentes nos estados do Sul do Brasil.
Ao todo, 451 municípios estão com a situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal, o que os torna elegíveis para cadastrar suas famílias no programa. As prefeituras dessas cidades são responsáveis por identificar e cadastrar as famílias que realmente necessitam desse auxílio.
Após o dia 15 de setembro, data final para os cadastros, todas as famílias inscritas continuarão tendo seus processos analisados. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que as famílias com direito ao benefício terão seus pagamentos liberados imediatamente após a confirmação.
No entanto, aqueles que não conseguirem comprovar informações essenciais, como o endereço de residência, terão seus cadastros devolvidos às prefeituras para que os dados sejam corrigidos.
Aproveite e leia: Não fique de fora: Passo a passo para receber o Auxílio Reconstrução de R$ 5.100 do Governo
O que as famílias precisam fazer para receber o auxílio?
Uma vez que as prefeituras realizam o cadastro inicial, a responsabilidade passa para as famílias. O responsável pelo núcleo familiar, identificado pela prefeitura, deve acessar o site do gov.br utilizando sua senha pessoal para confirmar as informações do cadastro.
Esse passo é crucial, pois é nesse momento que os dados fornecidos são verificados e comparados com outros registros governamentais, como os da Previdência Social e do Ministério do Trabalho.
Se houver qualquer erro nos dados, como discrepâncias no nome, CPF ou endereço, as prefeituras precisam corrigir essas informações antes que o pagamento possa ser liberado. Após a confirmação e correção dos dados, o sistema valida as informações e, se tudo estiver correto, o nome do responsável pela família é liberado para receber o auxílio.
Aproveite e leia: Benefícios em risco? Entenda o real futuro do Bolsa Família e Auxílio Gás nos próximos meses
Como será feito o pagamento?
Após a validação dos dados, o pagamento do Auxílio Reconstrução será realizado pela Caixa Econômica Federal, diretamente na conta do beneficiário.
Com a liberação do auxílio, as famílias poderão receber o valor de R$ 5.100,00 via Pix, garantindo um acesso rápido e seguro ao recurso, que pode ser utilizado para reconstruir parte das perdas causadas pelas enchentes.
Esse auxílio emergencial é uma medida vital para muitas famílias que enfrentam as consequências devastadoras das enchentes. Com o recurso em mãos, os beneficiários podem começar a reconstruir suas vidas, comprando materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, ou cobrindo outras necessidades urgentes que surgem após a destruição de suas casas.
Para quem ainda não confirmou seu cadastro, é essencial agir rapidamente e garantir que todas as informações estejam corretas. O prazo final se aproxima, e cada dia pode fazer a diferença na hora de receber esse importante apoio financeiro.
Se sua família foi afetada pelas enchentes e você ainda não verificou sua elegibilidade, procure a prefeitura da sua cidade e confirme seu cadastro no gov.br para garantir o recebimento do Auxílio Reconstrução.