NotíciasINSS

Quem tiver este cartão do INSS vai ter saque de quase R$ 2.000 em Junho

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a distribuição da segunda parcela do 13º salário para seus segurados, incluindo aposentados, pensionistas e outros beneficiários de programas temporários. Todos os beneficiários que tiverem seus cartões do INSS ou acesso às suas contas podem conseguir o repasse.

Essa medida beneficia aqueles que recebem auxílio por incapacidade temporária (anteriormente conhecido como auxílio-doença), auxílio-reclusão, entre outros.

Este pagamento é parte de um esforço contínuo do governo para oferecer suporte financeiro aos seus segurados, sendo essa a quinta vez consecutiva que o pagamento é antecipado.

Aproveite e confira: Não deixe para amanhã! INSS antecipa pagamentos para estes beneficiários, veja como garantir

Vale Gás de Junho terá valor TURBINADO Descubra o valor e o que muda | Imagem de Jeane de Oliveira – guiadobeneficio.com.br

Detalhes sobre a elegibilidade e o processo de pagamento

Os beneficiários elegíveis para o 13º salário incluem não só aposentados e pensionistas, mas também indivíduos que receberam benefícios temporários ao longo do ano de 2024. O pagamento da segunda parcela do 13º está programado para ser depositado juntamente com os benefícios regulares do mês de abril, com a distribuição ocorrendo entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

Verificação de elegibilidade e calendário de pagamento

Para verificar a elegibilidade ao benefício, os segurados podem acessar tanto o site quanto o aplicativo do INSS e consultar o extrato de pagamento para o mês em que a parcela será liberada. Para aqueles sem acesso à internet, a consulta pode ser realizada através da Central 135. A expectativa do governo federal é que aproximadamente 33,6 milhões de segurados sejam contemplados com esta nova parcela.

O calendário de pagamento é estabelecido com base no número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador, e é estruturado da seguinte forma:

  • Para beneficiários que recebem até um salário mínimo (R$ 1.412), os pagamentos são escalonados de 24 de maio a 7 de junho, começando com aqueles cujo número final do benefício é 1 e terminando com aqueles cujo número final é 0.
  • Para aqueles que recebem acima de um salário mínimo, os pagamentos também são feitos entre 3 e 7 de junho, com uma organização que combina dois finais de número de benefício por dia.

Contexto da antecipação do 13º salário

Historicamente, o 13º salário era pago no segundo semestre do ano, mas desde 2020, com a crise desencadeada pela pandemia de covid-19, os pagamentos têm sido antecipados.

Em 2020 e 2021, a antecipação ocorreu como uma medida de alívio durante a crise sanitária. Nos anos subsequentes, 2022 e 2023, a antecipação continuou com o objetivo de estimular a economia, refletindo o compromisso do governo em apoiar a população durante períodos de incerteza econômica.

Essa antecipação do 13º salário pelo INSS tem sido uma ferramenta importante para aumentar o poder de compra dos beneficiários, permitindo-lhes lidar melhor com suas necessidades financeiras e contribuir para a dinâmica econômica do país.

Aproveite e confira: Decisão FINAL! Lula Libera BÔNUS EXTRA para beneficiários do INSS

Diogo Sobral

Tenho 22 anos e sou redator no Guia do Benefício. Trago comigo a experiência de 04 anos no ramo de benefícios sociais. Espero que através de meus textos vocês consigam as respostas que tanto procuram!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo