Não é de hoje que os idosos são alvo fácil dos criminosos. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou recentemente um comunicado geral acerca deste grupo de brasileiros. Beneficiários do INSS estão tendo suas contas zeradas em um piscar de olhos. E o motivo? Algo banal e fútil. Veja abaixo todos os detalhes e como se proteger deste tipo de golpe.
Aproveite para ver: Desbloqueie R$ 1.412,00 sem sair de casa diretamente no aplicativo do INSS; Veja como garantir
Idosos estão tendo suas contas bancárias zeradas
Trata-se de um golpe bastante antigo, mas que ainda está pegando muita gente. Criminosos se passam por agentes do INSS e ligam para os beneficiários do órgão. O intuito é atualizar os dados de cadastro, e então, acabam obtendo informações valiosas acerca do benefício do mesmo.
Como de costume, é indagado acerca do número do NIS, senha do banco, etc. E com esses dados, os criminosos forjam as corretas atualizações no cadastro e acabam entrando no aplicativo ‘Meu INSS’ dessas pessoas.
O pior ainda estar por vir, eles acabam não somente roubando o dinheiro presente na conta bancária; como realiza empréstimos em nome dos beneficiários, o que acarreta em uma série de problemas para os mesmos.
Portanto, as contas estão sendo zeradas por este golpe bastante comum. Entretanto, há ainda outro que está fazendo muitas vítimas. Fique atento aos próximos detalhes.
Afinal, qual é o outro golpe?
O outro golpe é um pouco mais rebuscado, ele acaba sendo até mesmo pior para os beneficiários. Os criminosos enviam links no WhatsApp e Facebook desses idosos; e como resultado, acabam forçando o clique.
E a partir do momento que o idoso clica no link, o dispositivo é totalmente hackeado. E não somente o WhatsApp como todo o dispositivo fica disponível para o idoso. Entretanto, o mais comum é que somente o WhatsApp seja hackeado; mas ambos são perigosos.
Como se proteger deste golpe?
Para se proteger destes golpes é bem simples. O principal ponto é ficar sempre atento às atualizações do INSS, a fim de saber discernir o que é oficial e o que não é. Para evitar que haja problemas; toda e qualquer transação financeira ou atualização de dados; deve ser feita com alguém de confiança do lado ou diretamente em uma agência do INSS.
Caso haja dúvidas, entrar em contato com o gerente do banco ou novamente citado, com alguém da família de confiança e que entenda destes assuntos previdenciários.
Todos os golpes não são aplicados em um passe de mágica, o criminoso precisa da desatenção momentânea do idoso a fim de conseguir aplicar o golpe e com isso realizar este golpe. Ademais, é importante não clicar em links que sejam suspeitos e sempre prestar bastante atenção no domínio dos sites.
Por mais parecidos que sejam, sempre busque os originais. Tal como o popular golpe do Mercado Livre. Que por mais que o layout do site seja totalmente parecido, a URL é diferente. A oficial é “mercadolivre.com.br” por exemplo e a alterada é: “mearcadolivre.com.br”. Ou seja, apenas uma letra fez toda a diferença.
Aproveite para ver: Aposentadoria turbinada: beneficiários do INSS podem receber BÔNUS de R$ 102 em Junho; Veja como garantir