NotíciasBenefícios

Desenrola Brasil pode BLOQUEAR o Bolsa Família? Governo responde

A disseminação de informações falsas, especialmente aquelas que envolvem programas governamentais, pode causar desinformação e ansiedade desnecessárias entre os cidadãos. Recentemente, surgiram boatos sobre o programa Desenrola Brasil, como a ideia de que a participação no programa poderia resultar na perda de benefícios sociais, ou que resultaria na inclusão na “lista negra” do Banco Central do Brasil (BACEN). 

Essas alegações são completamente falsas. Siga a leitura e saiba mais sobre como o Desenrola Brasil pode te ajudar a recuperar seu poder de crédito, sem consequências negativas nos seus benefícios sociais ou status perante o Banco Central. 

O Desenrola Brasil surge como uma luz no fim do túnel, oferecendo uma possibilidade de renegociação de dívidas com condições facilitadas (Imagem: Jeane de Oliveira/guiadobeneficio.com.br)

Desenrola Brasil: Um respiro ao endividamento

O Brasil tem enfrentado desafios significativos devido ao alto nível de endividamento entre os cidadãos. Nesse contexto, o programa governamental Desenrola Brasil surge como uma luz no fim do túnel, oferecendo uma possibilidade de renegociação de dívidas com condições facilitadas. 

Este programa não apenas visa reduzir a inadimplência, mas também reintegrar os brasileiros à economia ativa, melhorando seu acesso ao crédito e estimulando o consumo.

Não há evidências ou informações oficiais que indiquem que participar do programa Desenrola Brasil para renegociação de dívidas leve à perda de benefícios sociais, como o Bolsa Família.

Desenrola Brasil aos inscritos no Cadastro Único

O programa Desenrola Brasil estendeu o prazo para devedores que se encaixam na Faixa 1, ou seja, indivíduos com renda de até dois salários mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o Cadastro Único, terminando no dia 20.

Saiba mais: Aplicativo Cadastro Único 2024: Guia Definitivo

A etapa engloba dívidas que tenham sido negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, e não podem ultrapassar o valor atualizado de R$ 20 mil cada.

Renegociar no Desenrola Brasil deixa o “nome sujo”?

Outra informação inverídica que vem circulando nas mídias sociais é que os cidadãos ficam com o “nome sujo” no Banco Central ao negociar suas dívidas pelo programa Desenrola Brasil. 

Pelo contrário, participar do programa Desenrola Brasil para renegociar dívidas não resulta em negativação no Banco Central. Na verdade, o objetivo do programa é ajudar os cidadãos a limpar seus nomes e recuperar sua condição de crédito ao renegociar dívidas existentes .

Desenrola Brasil: como se inscrever?

A renegociação pelo Desenrola só pode ser feita por meio da autenticação da conta gov.br nível prata ou ouro, para garantir a segurança das informações. Quem ainda não tem conta gov.br precisará criar seu login.

 A conta gov.br, gratuita e disponível para todos os cidadãos brasileiros, possui uma identificação segura que comprova em meios digitais quem está usando o sistema ou serviço.

Veja: Saia do sufoco! Caixa Tem libera até R$ 3.000 para quem está precisando

A conta gov.br tem três níveis de segurança:

  • bronze, para acessar serviços digitais menos sensíveis;
  • prata, para acessar muitos serviços digitais; e
  • ouro para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso.

Então, caso a conta seja bronze, aumente o nível da sua conta, seguindo as instruções no próprio gov.br.

Tenho uma dívida em cartão de loja. Dá para negociar no Desenrola?

Sim, dívidas contraídas em cartões de lojas e supermercados, como Magazine Luiza, Marisa, Extra, Ponto Frio, Renner e outros podem ser negociadas pelo programa. Isso porque, apesar de terem no cartão o nome de um varejista, essas dívidas são operadas por um banco tradicional ou uma financeira. 

Para saber mais, é necessário entrar em contato diretamente com o banco ou financeira, usando seus canais oficiais, como o internet banking, aplicativo, site, central de atendimento ou WhatsApp.  

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo