Economize na farmácia! Saiba como solicitar o Kit mulher e ter acesso a estes produtos; Confira
Boa notícia! Agora as mulheres brasileiros podem receber um Kit exclusivo do Governo Federal. O intuito é promover mais dignidade de vida e bem-estar feminino. Através de algumas ações do Governo, é possível obter os respectivos kits.
Haja vista que recentemente o Governo Federal lançou um vídeo explicativo detalhando como o kit gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esta iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, criado para combater a pobreza menstrual.
Desde janeiro, os kits estão disponíveis para pessoas de 10 a 49 anos inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Além disso, os beneficiários devem cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos: estar matriculada em escola pública com renda familiar de até meio salário mínimo; viver em situação de vulnerabilidade social extrema com renda mensal de até R$ 218; ou estar em situação de rua.
Aproveite e leia: Famílias do CadÚnico comemoram NOVA LINHA de microcrédito concedida pelo Governo
Quem pode receber o kit do Governo?
Para ter acesso ao programa, é necessário que a pessoa esteja inscrita no CadÚnico e se enquadre em uma das categorias mencionadas. O vídeo oficial orienta que os interessados verifiquem se já possuem o cadastro no CadÚnico através da página do programa.
Para acessar essa página, é preciso ter uma conta no Gov.br, que pode ser criada pelo site ou aplicativo Gov.br, disponível para iOS e Android, utilizando o CPF.
Como emitir a autorização de retirada
Após criar a conta no Gov.br, o beneficiário deve emitir a autorização de retirada dos absorventes. Esse processo é realizado pelo site Meu SUS Digital ou pelo aplicativo, que também pode ser acessado pela página.
É importante destacar que não é necessário cadastrar ou incluir dados no Meu SUS Digital, pois ele funciona com as informações do cadastro Gov.br.
Na página do Meu SUS Digital, o beneficiário deve inserir o número do CPF e a senha cadastrada no Gov.br. Em seguida, clique no botão do Programa Dignidade Menstrual para emitir a autorização.
Cada autorização tem validade de 180 dias. Se a pessoa não se enquadrar como beneficiária, aparecerá um aviso na tela.
Retirada dos absorventes
Para retirar os absorventes gratuitos, basta se dirigir a qualquer drogaria do Farmácia Popular e apresentar a autorização digital ou impressa emitida pelo Meu SUS Digital, junto com um documento de identidade oficial com foto e o CPF. Existem mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil onde essa retirada pode ser feita.
Mais informações e orientações
Mais detalhes sobre o programa estão disponíveis na página Dignidade Menstrual, criada pelo Ministério da Saúde. A página também oferece uma cartilha com todas as informações sobre a campanha.
Em caso de dúvidas, os beneficiários podem buscar orientações em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em centros de assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros Pop ou equipes do Consultório na Rua.
Este programa é uma importante iniciativa para garantir a saúde e a dignidade menstrual de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil. Com o Kit Mulher, o governo busca proporcionar acesso a itens essenciais de higiene, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde pública.
Para ficar por dentro de mais informações e atualizações sobre o programa, siga as redes sociais do Ministério da Saúde e consulte regularmente o site oficial. A participação e o engajamento de todos são fundamentais para o sucesso e ampliação dessa importante ação social.
Aproveite e leia: Cesta básica nas férias animam alunos inscritos no CadÚnico; Saiba como garantir