NotíciasCadastro Único

Governo AUTORIZA cortes em Julho no Bolsa Família; Saiba como conferir lista e se prevenir

O governo anunciou cortes de quase R$ 26 bilhões no orçamento, afetando até os benefícios sociais. Com isso, surgem dúvidas sobre os pagamentos do Bolsa Família, que atende mais de 20 milhões de famílias no Brasil. Esses cortes fazem parte de um pente-fino que busca revisar e eliminar gastos desnecessários.

E com isso, milhares de famílias estão acordando com o seu benefício cortado. E para evitar possíveis problemas e conseguir corrigir possíveis erros a tempo, é importante saber como consultar o benefício de todas as maneiras possíveis.

É possível verificar o benefício através do Cadastro Único, Bolsa Família e até mesmo pelo WhatsApp. Fique atento a todos os detalhes e se ligue no passo a passo abaixo.

Aproveite e leia: Grupo de beneficiários do Bolsa Família tem pagamentos de julho CANCELADOS; Saiba como se prevenir

Governo AUTORIZA cortes em Julho no Bolsa Família; Saiba como conferir lista e se prevenir | Imagem de Jeane de Oliveira – guiadobeneficio.com.br

Como consultar seu Bolsa Família?

Consulte o status do Bolsa Família a fim de ter certeza se você não entrou na malha-fina dos cortes do Governo Federal.

1. Pelo Cadastro Único

Você pode verificar o status do seu benefício através do site do CadÚnico. Ao acessar com sua conta Gov.br, clique em “Meu Benefício” para ver detalhes. O sistema exibe informações do NIS (Número de Identificação Social), data de pagamento e dados familiares.

2. Pelo Aplicativo Bolsa Família

Baixe o aplicativo na Play Store ou Apple Store. Após a instalação, faça login usando seu CPF ou uma senha específica do app. Caso não tenha uma senha, siga o processo de cadastro simples. No aplicativo, você pode ver se o benefício está liberado e consultar as próximas parcelas.

3. Por Telefone ou WhatsApp

Ligue para o número 121 ou envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 4042-1552. O atendimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome está disponível de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.

Os ministros Fernando Haddad e Simone Tebet anunciaram que uma proposta de bloqueio ou contingenciamento será apresentada no relatório de despesas em 22 de julho. Mantenha-se informado e use os canais disponíveis para garantir seu acesso ao Bolsa Família, mesmo em meio aos cortes.

Como fazer para reaver o Bolsa Família bloqueado?

Se seu Bolsa Família foi bloqueado, siga estes passos para regularizar a situação:

  1. Identifique o Motivo: Verifique a razão do bloqueio acessando o aplicativo Bolsa Família ou o site do CadÚnico. Informações detalhadas estarão disponíveis na seção “Meu Benefício”.
  2. Atualize seu Cadastro: Dirija-se ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para atualizar suas informações no Cadastro Único. Leve documentos pessoais e comprovantes de renda e residência.
  3. Solicite a Revisão: Após atualizar os dados, solicite a revisão do bloqueio diretamente no CRAS ou através do aplicativo Bolsa Família.
  4. Acompanhe a Situação: Monitore o status do benefício pelo aplicativo ou site. O desbloqueio pode levar alguns dias para ser efetivado.

Para mais informações, ligue para os números de contatos acima do WhatsApp; a fim de conseguir reaver todos os detalhes do benefício que acabou sendo bloqueado ao adentrar na malha fina do Governo Federal.

Afinal, o que são os retroativos do Bolsa Família?

Os retroativos do Bolsa Família são os valores que os beneficiários têm direito a receber referente aos meses em que o benefício foi indevidamente bloqueado, suspenso ou cancelado.

Esses valores acumulados são pagos retroativamente quando o benefício é reativado, garantindo que as famílias não percam o suporte financeiro a que têm direito.

Os retroativos garantem que as famílias recebam todo o suporte financeiro a que têm direito, mesmo após problemas temporários com o benefício.

Aproveite e leia: Governo libera pagamento de bonificação BPI para beneficiários do Bolsa Família; Veja como garantir

Diogo Sobral

Tenho 22 anos e sou redator no Guia do Benefício. Trago comigo a experiência de 04 anos no ramo de benefícios sociais. Espero que através de meus textos vocês consigam as respostas que tanto procuram!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo