Acelere mais! Governo lança programa que distribui CNHs de graça para brasileiros; Confira
O sonho de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita está se tornando realidade para milhares de brasileiros, graças ao novo programa lançado pelo Governo.
No Distrito Federal, o Detran-DF deu início à terceira edição do Programa Habilitação Social, que visa facilitar o acesso à CNH para pessoas de baixa renda. Lembrando que o mesmo é válido para outros estados brasileiros.
Com as regras recentemente publicadas, estima-se que cerca de 5 mil moradores do Distrito Federal terão a oportunidade de tirar sua CNH sem custos, uma iniciativa que pode abrir portas para novas oportunidades de emprego e mobilidade.
Como funciona o programa de CNH gratuita
O Programa Habilitação Social será executado em três fases principais: inscrição, seleção e o processo de habilitação. A inscrição é o primeiro passo e pode ser realizada exclusivamente pelo portal de serviços do Detran-DF, com o período de inscrições aberto de 18 de setembro a 18 de outubro.
Para participar, é essencial que o candidato esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal até o dia 10 de setembro de 2024. Aqueles que não estão registrados até essa data, infelizmente, não poderão se candidatar.
Não deixe de conferir: É a vez dos idosos! CNH de graça é distribuída pelo Governo, veja como receber
Quem pode participar e como se inscrever
O programa é voltado para dois grupos principais: Estudantes Habilitados e Cidadãos Habilitados. Para a modalidade Estudante Habilitado, os candidatos devem ter entre 18 e 25 anos.
E além disso, estar inscritos no CadÚnico, residir no Distrito Federal há pelo menos dois anos, e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
Já para a modalidade Cidadão Habilitado, os requisitos incluem ter mais de 18 anos, estar inscrito no CadÚnico, saber ler e escrever, ser penalmente imputável, e residir no Distrito Federal há pelo menos dois anos.
Esses critérios visam garantir que o benefício seja concedido a quem realmente precisa, proporcionando uma oportunidade de inclusão social através da obtenção da CNH, que pode ser um diferencial importante no mercado de trabalho.
Fases do processo de habilitação
Após a inscrição, a fase de seleção começa com o Detran disponibilizando as listas de candidatos às secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Justiça e Cidadania (Sejus). Essas secretarias são responsáveis por homologar e classificar os candidatos com base nos critérios estabelecidos.
A lista final de candidatos aprovados será divulgada exclusivamente no Portal de Serviços do Detran, e os selecionados terão 30 dias para iniciar o processo de habilitação no Registro Nacional de Condutores (Renach). Caso não cumpram os prazos, perderão o direito ao benefício.
Além do Distrito Federal, outros estados brasileiros também oferecem programas semelhantes para a CNH Social. Em 2024, estados como São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Ceará, entre outros, têm programas que permitem a obtenção gratuita da CNH, ampliando o alcance desse benefício em todo o país.
Mudanças recentes na CNH
Além da expansão do acesso à CNH, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) recentemente aprovou novas regras que impactam diretamente a vida dos motoristas.
Agora, será permitido o uso de fotos na CNH com vestimentas que cubram a cabeça ou parte do rosto, desde que por motivos religiosos ou de saúde, como em casos de tratamento que cause queda de cabelo.
Essas mudanças refletem o compromisso do governo em tornar a CNH mais acessível e inclusiva, reconhecendo a diversidade da população brasileira.
Com o Programa Habilitação Social e as novas regras do Contran, obter a CNH está mais ao alcance de todos, abrindo novas oportunidades para milhões de brasileiros.
Não deixe de conferir: Idosos +60 que possuem CNH recebem péssima notícia e podem ter carteira SUSPENSA; Entenda