Viaje pelo Brasil! Este DOCUMENTO garante passagens de graça e vários outros benefícios
Existe um documento feito especialmente para brasileiros entre 15 e 29 anos e que concede vários benefícios em viagens e eventos voltados para a cultura e esporte: trata-se do ID Jovem, uma iniciativa garantida pelo Estatuto da Juventude.
Emilly Coelho, titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), explicou que o ID Jovem é um programa do Governo Federal criado para facilitar o acesso dos jovens de baixa renda a diversos benefícios, incluindo descontos e gratuidade em serviços como ingressos para shows, cinema, teatro e viagens interestaduais.
Saiba agora quem tem direito e como fazer o documento ID Jovem para aproveitar todas as vantagens.
O que é o ID Jovem?
O ID Jovem, ou Identidade Jovem, é um programa do Governo Federal criado para facilitar o acesso dos jovens em vulnerabilidade social a diversos benefícios. Com ele, dá para aproveitar descontos e até gratuidade em vários serviços, inclusive ingressos para shows, cinema, teatro e ainda ter desconto em viagens interestaduais.
Leia: Faça sua faculdade de graça: FIES Social está disponível pelo Cadastro Único
Quem tem direito ao ID Jovem?
Antes de mais nada, é bom saber se você se encaixa nos requisitos para poder tirar o ID Jovem. Ele é destinado para jovens de 15 a 29 anos que:
- Possuem Cadastro Único: É aquele cadastro que dá acesso a vários benefícios sociais. Se você ou sua família recebem Bolsa Família, por exemplo, já estão cadastrados.
- Renda familiar de até dois salários mínimos: A renda total da família não pode ultrapassar esse valor. É uma forma de garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa.
- Informações atualizadas no CadÚnico: As informações no Cadastro Único precisam estar atualizadas. Se você ou alguém do seu grupo familiar mudou de endereço, de renda, nasceu ou faleceu um integrante, peça ao responsável familiar que atualize o Cadastro Único.
Benefícios do ID Jovem
Agora vem a parte boa: os benefícios! Com o ID Jovem em mãos, você tem direito a:
- Meia-entrada em eventos culturais e esportivos: Shows, peças de teatro, cinema e vários outros eventos culturais e esportivos saem pela metade do preço.
- Vagas gratuitas ou com desconto em viagens interestaduais: Com o ID Jovem, você tem direito a duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto em ônibus, trem ou embarcação para viagens entre estados.
- Isenção de taxas em concursos públicos: Se você está de olho em um concurso público, o ID Jovem também pode te ajudar a economizar, já que muitas vezes ele garante isenção das taxas de inscrição.
Veja: Inscritos no Cadastro Único podem receber PRESENTE surpresa de R$ 540,00 do Governo; Confira
Como fazer o documento ID Jovem?
Agora que você já sabe o que é e os benefícios, é hora de entender como fazer o seu ID Jovem.
- Baixe o aplicativo ou acesse o site: O primeiro passo é baixar o aplicativo ID Jovem no seu celular, disponível tanto para Android quanto para iOS, ou acessar o site da Caixa Econômica Federal.
- Tenha o número do NIS em mãos: O Número de Identificação Social (NIS) é essencial. Você encontra ele no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou no próprio Cadastro Único.
- Preencha os dados: No aplicativo ou site, você vai precisar preencher alguns dados pessoais, como nome completo, data de nascimento e o número do NIS.
- Gere o ID Jovem: Depois de preencher tudo, é só gerar o seu ID Jovem. Ele vai aparecer na tela do celular ou computador e você pode usar a versão digital ou imprimir para ter sempre com você.
Pronto! Agora é só aproveitar todos os benefícios que o ID Jovem oferece. É uma grande ajuda para curtir a juventude gastando menos e aproveitando mais.