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INSS emite comunicado urgente para beneficiários que tem CPF com final entre 0 e 9

Muita atenção! Um novo comunicado foi lançado para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Haja vista que é algo bem importante, lembrando que muitos usuários estão tendo suas contas completamente zerados!

Trata-se de um novo golpe está sendo aplicado contra beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a pessoas idosas. A denúncia foi feita por um servidor do Serviço Social no Estado do Rio de Janeiro.

Na qual revelou que idosos estão recebendo mensagens de SMS ou WhatsApp informando que têm direito ao benefício, mesmo sem terem solicitado.

Os golpistas marcam dia, hora e local para um encontro, onde apresentam um boleto de cobrança pelos “serviços” prestados. Veja todos os detalhes abaixo deste comunicado tão importante.

Não deixe de conferir: Afinal, duas pessoas da mesma família podem receber o BPC? Entenda como funciona

INSS emite comunicado urgente para beneficiários que tem CPF com final entre 0 e 9 | Imagem de Jeane de Oliveira – guiadobeneficio.com.br

Golpe utiliza BPC para enganar idosos

No esquema, o intermediário dá entrada no BPC do idoso e se cadastra como seu procurador. Como o benefício é concedido de forma administrativa, não há necessidade de perícia médica, apenas a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), idade mínima de 65 anos e comprovação de baixa renda.

O caso foi descoberto quando um idoso compareceu a um serviço do INSS no Norte-Fluminense para esclarecer informações recebidas via mensagem, que incluíam um boleto a ser pago ao intermediário.

Durante o atendimento, foi identificado que o cadastro do idoso no CNIS continha um e-mail e um número de telefone desconhecidos pelo segurado. O servidor constatou que vários procuradores foram cadastrados na mesma solicitação de BPC, evidenciando o golpe.

A mensagem enviada pelo golpista ao idoso incluía informações detalhadas sobre o recebimento do benefício e um boleto para pagamento dos honorários do “escritório”.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a pessoas idosas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem baixa renda, com valor de R$ 1.412. Por segurança, todos os nomes e endereços foram preservados, e a investigação foi encaminhada à Polícia Federal.

Outros golpes incluem falsas Provas de Vida

O INSS também alertou para outras fraudes contra aposentados e pensionistas. Golpistas utilizam a Prova de Vida como isca para obter dados pessoais dos segurados, que está suspensa até o final do ano.

As abordagens ocorrem por carta, e-mail, telefonema, mensagem de celular (WhatsApp ou SMS) e até presencialmente, com falsários usando uniformes com a logomarca do INSS. Eles solicitam dados pessoais e fotos de documentos, alegando que são necessários para evitar o bloqueio do pagamento.

Os golpistas são persuasivos e podem passar dados do segurado para ganhar confiança. Eles também enviam links para a realização de biometria facial, mas o INSS esclarece que não faz contato por telefone para procedimentos de prova de vida nem envia links para biometria facial por mensagem.

Dicas para aumentar segurança do app do INSS

O INSS reforça que nunca entra em contato direto para solicitar dados ou fotos de documentos. O canal oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O número de SMS utilizado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41, que apenas fornece informações sobre o andamento dos processos.

A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br. Convocações para apresentação de documentos ficam registradas no Meu INSS e podem ser verificadas pelo telefone 135.

Para qualquer solicitação do INSS, os segurados devem utilizar apenas os canais oficiais: aplicativo/site Meu INSS ou Agência da Previdência Social, com agendamento prévio.

Caso alguém ligue para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações para confirmar a identidade do chamador. O INSS aconselha a manter os dados de contato atualizados, como telefone, e-mail e endereço, pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Os beneficiários devem estar sempre atentos e desconfiar de contatos que peçam dados pessoais ou documentos. Bloqueie números suspeitos e não clique em links enviados por mensagem de texto. A segurança e a veracidade das informações devem ser verificadas sempre através dos canais oficiais do INSS.

Como atualizar os dados do INSS em agosto?

Para atualizar o INSS corretamente, siga alguns passos essenciais. Primeiro, acesse o site ou aplicativo “Meu INSS” e faça login com seus dados. Verifique e atualize suas informações pessoais, como endereço, telefone e e-mail.

Certifique-se de que todos os documentos e dados de contribuição estejam corretos e atualizados. Caso encontre alguma divergência, envie a documentação necessária pelo próprio portal ou agende um atendimento presencial em uma agência do INSS.

É importante manter todas as informações atualizadas para evitar problemas futuros na concessão de benefícios. Além disso, acompanhe regularmente seu extrato previdenciário para garantir que todas as contribuições estão sendo contabilizadas corretamente.

Não deixe de conferir: Todos beneficiários do BPC terão que fazer RECADASTRAMENTO? Entenda!

Diogo Sobral

Tenho 22 anos e sou redator no Guia do Benefício. Trago comigo a experiência de 04 anos no ramo de benefícios sociais. Espero que através de meus textos vocês consigam as respostas que tanto procuram!

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