NotíciasINSS

Liberou HOJE novo comunicado do INSS para os brasileiros; Confira

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou hoje um novo comunicado importante para os brasileiros, especialmente para os servidores da instituição.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou uma proposta de reestruturação da carreira do Seguro Social, em meio à greve que já dura três meses e afeta serviços essenciais, como a concessão de benefícios e os atendimentos presenciais.

Com isso, é de suma importância que os brasileiros que recebem do INSS fiquem atentos quanto aos detalhes envolvendo este período tão delicado que o órgão está vivendo.

Liberou HOJE novo comunicado do INSS para os brasileiros; Confira | Imagem de Jeane de Oliveira – guiadobeneficio.com.br

Propostas de reestruturação e reajustes salariais

O governo colocou na mesa duas propostas principais para tentar resolver a situação. Ambas as propostas oferecem reajustes salariais escalonados para 2025 e 2026, além de ajustes na tabela remuneratória e mudanças na Gratificação de Desempenho da Atividade do Seguro Social (GDASS).

A intenção é garantir um reajuste acumulado entre 2023 e 2026, que varia entre 24,8% e 29,9%, dependendo do nível de carreira e da carga horária semanal dos servidores.

A primeira proposta inclui a ampliação da tabela remuneratória e o reposicionamento dos servidores atuais, o que pode trazer uma melhoria significativa nos vencimentos.

Já a segunda proposta sugere a transformação dos percentuais do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) em valores fixos, a incorporação da Gratificação de Atividade Executiva (GAE) ao vencimento básico, e a criação de novos padrões nas classes A e Especial. Essas mudanças visam tornar a carreira mais atrativa e alinhar os vencimentos às responsabilidades dos servidores.

Não deixe de conferir: Alerta GERAL INSS: Idosos estão ligando para este número a fim de ter seus benefícios APROVADOS; Veja

Outras mudanças e a criação do Comitê Gestor da Carreira

Além das propostas de reajuste, a reestruturação inclui outras mudanças relevantes. Uma delas é a regulamentação do Comitê Gestor da Carreira, que deverá começar a atuar a partir de outubro de 2024.

Este comitê terá inicialmente um período de três meses, com possibilidade de prorrogação por mais três, para discutir e possivelmente implementar a exigência de nível superior como requisito para cargos que atualmente exigem apenas nível médio.

Outra modificação proposta pelo governo é a alteração da Lei 10.855/2004, substituindo a expressão “privativa” por “exclusiva” para as atribuições da carreira do Seguro Social dentro do INSS. Essa mudança visa garantir que determinadas funções sejam desempenhadas exclusivamente pelos servidores dessa carreira, fortalecendo a posição dos profissionais dentro da instituição.

Reação dos representantes e impacto da greve

Rolando Medeiros, representante sindical e membro do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), ressaltou a importância da adesão dos servidores à mobilização. Ele destacou que a participação ativa dos servidores é crucial para pressionar por melhorias nas condições de trabalho e nas políticas salariais.

A proposta do governo foi encaminhada à Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). A federação está avaliando o documento e discutirá a proposta nos fóruns deliberativos da categoria. A decisão final será tomada coletivamente, considerando as demandas e expectativas dos servidores.

Desde o início da greve, o impacto no atendimento do INSS tem sido significativo. O número de pedidos de reconhecimento inicial de direitos aumentou em 11,27%, passando de 1.353.910 para 1.506.608 em todo o país.

Além disso, quase quatro mil perícias médicas presenciais foram remarcadas, e cerca de cem mil pessoas deixaram de ser atendidas nas 1.572 agências da Previdência Social.

A proposta apresentada hoje busca não apenas encerrar a greve, mas também implementar melhorias duradouras na carreira dos servidores do INSS, visando a retomada dos serviços essenciais que impactam milhões de brasileiros.

Não deixe de conferir: Fiscalização rigorosa do INSS: Instituição bate o martelo e pente-fino começa em breve

Diogo Sobral

Tenho 22 anos e sou redator no Guia do Benefício. Trago comigo a experiência de 04 anos no ramo de benefícios sociais. Espero que através de meus textos vocês consigam as respostas que tanto procuram!