Os idosos fazem parte de uma das parcelas mais importantes dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos os meses eles recebem seus pagamentos referentes à aposentadorias e pensões. Entretanto, neste mês de junho serão afetados por uma série de descontos que acabaram chocando a todos.
Veja abaixo todos os detalhes envolvendo estes descontos e quais são os idosos contemplados em razão disso.
Aproveite e leia: Idosos saltam de alegria com liberação de pagamento EXTRA do INSS, confira
Mês de maio recheado para idosos
Antes de mais nada, este mês de maio será recheado para os idosos brasileiros. Haja vista que irá ser pago mais uma parcela do 13° salário para os beneficiários do INSS que estão elegíveis ao benefício.
O 13° salário começou a ser antecipado aos brasileiros durante a pandemia da covid-19, a partir de então, o Governo passou a antecipar os repasses a fim de aquecer a economia e auxiliar nas finanças pessoais destes brasileiros.
Outro ponto a ser notado, é que neste mês; os idosos que recebem aposentadoria do INSS receberam o equivalente a R$ 706, representando 50% do 13° salário. Infelizmente nas próximas semanas a história será um pouco diferente.
Descontos aplicados em junho
Para o mês de junho, os idosos irão receber reduções em seus valores a serem recebidos. Antes de revelarmos os descontos aplicados em si; muitos idosos vão ser pegos de surpresa em razão da redução no valor da aposentadoria.
Nos últimos dois meses os mesmos receberam o valor da aposentadoria com a adição da parcela do 13° salário. Neste próximo mês, este pagamento não será pago; representando o desconto para muitos.
Nem todos lembram deste detalhe, e por não conseguirem ver o extrato ou pelo menos tentarem; acabam sendo pegos de surpresa e observando estas reduções no momento de receber o pagamento.
Consignado do INSS acaba afetando aposentados
E por fim: por mais que os idosos não recebam o 13° salário neste próximo mês; o pior desconto que muitos irão ter é referente aos descontos praticados pelo consignado do INSS.
Todos os beneficiários que realizam esta modalidade de empréstimo; estão fadados a passarem por descontos como este citado. E então, acabam recebendo bem menos que o equivalente a 01 salário mínimo.
Por enquanto, é permitido que 35% referente ao benefício seja usado em empréstimo e afins. Podendo representar um desconto de quase R$ 500 para os beneficiários. Portanto, estes são alguns dos descontos que hão de ocorrer nos próximos pagamentos do INSS para os beneficiários brasileiros.
É importante ficar atento a todos os detalhes do INSS como calendário e valores para não ter surpresas inesperadas posteriormente.
Aproveite e leia: Aposentados do INSS terão pagamento reduzido no próximo mês: motivo IMPRESSIONA