Quando surge um imprevisto na nossa vida, principalmente aqueles que envolvem prejuízos financeiros, é maravilhoso saber que podemos contar com algum dinheiro que estava guardado. É exatamente isso o que o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) faz pelo trabalhador: funciona como uma poupança, que fica à disposição para ser sacada durante os infortúnios.
Todos sabem que o FGTS pode ser sacado após a demissão sem justa causa, mas ele cumpre um objetivo muito maior. Além de ser uma “mão na roda” em vários projetos sociais, ele funciona como uma reserva emergencial para o trabalhador também em casos de calamidade pública, ou quando as forças da natureza devastam uma certa região.
Aqui entra em cena o Saque Calamidade FGTS, que pode depositar até R$ 6.220,00 direto na conta do cidadão afetado pelo desastre. E o melhor de tudo: o processo pode ser feito pelo celular, sem precisar ir até alguma agência.
Se você é morador de alguma localidade que sofreu um desastre natural e foi colocada em estado de calamidade pública pelas autoridades, veja agora, sem mistérios, como você pode garantir que seu FGTS esteja logo disponível para usar como quiser!
Você também vai gostar de:
- Trabalhadores estão DESBLOQUEANDO até R$ 1.412,00 no App da Caixa, confira
- Atenção! Governo propõe CONGELAMENTO do FGTS para este grupo de trabalhadores, entenda
- FGTS em ALERTA: trabalhadores podem receber BÔNUS surpresa nos próximos dias da Caixa, confira
Saque Calamidade FGTS: Comece baixando o aplicativo
O primeiro passo, para quem ainda não o fez, é baixar o aplicativo do FGTS. Faça isso:
- Abra a Play Store no seu celular Android, ou a App Store no seu iPhone;
- Na barra de pesquisa, digite “FGTS”;
- Clique em “Baixar” ou “Instalar”.
Mas cuidado: existem muitos aplicativos com uma nomenclatura semelhante. Baixe somente aquele cujo desenvolvedor e a Caixa Econômica Federal.
O início é bem intuitivo: basta seguir as orientações e colocar seus dados. Nesta etapa, talvez lhe sejam feitas algumas perguntas sobre seus vínculos trabalhistas anteriores, tudo para aumentar sua segurança.
Saque Calamidade FGTS: solicitando via aplicativo
Para a solicitação de seu Saque Calamidade FGTS, o processo difere um pouco para as versões 3.39.4 e a 4.0.1, tudo vai depender da configuração de seu celular.
Para versão 3.39.4:
- Clique na opção “Meus Saques”;
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
- Clique em “Calamidade pública”.
E para versão 4.0.1:
- Clique no card “Solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques”.
- Selecione “Solicitar saque”;
- Clique em “Calamidade pública”.
Daqui para adiante, os próximos passos são semelhantes nas duas versões, desta forma:
- Entre com login e senha;
- Leia sobre as condições e documentos necessários ao saque e clique em “Solicitar Saque”.
- Informe o nome do município e selecione-o na lista;
- Selecione o tipo do comprovante de endereço;
- Digite o CEP e número da residência;
- Escolha receber seu FGTS em crédito em conta bancária;
- Encaminhe os documentos solicitados por foto;
- Confira os documentos anexados e confirme.
Como comprovante de endereço, são aceitos contas de consumo, como luz, água, gás, telefone e cartão de crédito. A conta deve estar em seu nome, não serão aceitas em nome de cônjuge ou outro parente, e devem ter sido emitidas até 120 dias antes da solicitação.
A Caixa irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.
Saque Calamidade FGTS: simples e fácil, sem sair de casa
Cristina é moradora de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, uma das cidades atingidas pelas fortes enchentes que passam desde o início de maio pelo estado. Autônoma desde 2021, ela ainda contava com um saldo remanescente do FGTS de empregos anteriores.
“Quando eu soube que minha cidade havia sido incluída na lista da Caixa para o Saque Calamidade, não perdi tempo: entrei no aplicativo e enviei a documentação”, diz ela.
Cristina conta que precisou tirar foto do documento de identidade, comprovante de residência, e uma “selfie” de rosto segurando o documento. “O processo não demorou cinco minutos, e a Caixa levou 5 dias para depositar o valor na conta que eu já havia cadastrado no aplicativo. E ainda veio com juros,” disse.
As cidades afetadas por calamidade pública têm até 90 dias depois da publicação do decreto para solicitar seu Saque Calamidade FGTS. Mesmo assim, quem não conseguir fazê-lo pelo celular, deve entrar em contato com as centrais de atendimento da Caixa.