NotíciasINSS

Trabalhadores que têm depressão podem receber auxílio do INSS; Saiba como pedir

Muitos brasileiros sonham diariamente com o tão almejado momento de se aposentar. Alguns acabam tendo que se aposentarem antes, em razão de algumas doenças. Entretanto, há uma doença que está aposentado muitas pessoas; ou pelo menos proporcionando um auxílio temporário.

Conhecido como o mal do século, a depressão já foi a responsável pela concessão de quase 150 mil benefícios. A pandemia da Covid-19 acabou agravando ainda mais os casos.

Veja abaixo todos os detalhes e o que pode ser feito para concessão do benefício em razão desta doença.

Aproveite para conferir: Especialista revela TRUQUE para não ser reprovado na perícia médica do INSS

Trabalhadores que têm depressão podem receber auxílio do INSS; Saiba como pedir | Imagem de Jeane de Oliveira – guiadobeneficio.com.br

É possível se aposentar por depressão?

Trata-se de uma possibilidade. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) proporciona aos beneficiários a possibilidade de um auxílio temporário, que pode ser prorrogado caso não haja melhoras do quadro.

De acordo com um levantamento feito pelo órgão público, ansiedade e depressão representaram quase 150 mil novas concessões de auxílios por incapacidade temporária no ano passado.

Estes dados levam em conta os meses de janeiro a dezembro. Trata-se de índices que são indicados pelo excesso de trabalho, pressão psicológica no ambiente de trabalho e algo que agravou bastante: o Home Office em razão da pandemia da covid-19.

Especialistas apontam que um dos principais motivos da ansiedade e depressão no meio profissional, são as intensas jornadas de trabalho em busca da perfeição; a fim de atingir metas e com isso obter melhorias salarias e dentro da hierarquia local.

Portanto, é sim possível se aposentar por depressão; contanto que o segurado esteja realmente impossibilitado de voltar aos seus trabalhos normais a cada nova perícia realizada.

Como pedir aposentadoria por depressão?

O processo pode ser feito diretamente pelo aplicativo Meu INSS. Lembrando que o mesmo está disponível para Android, iOS e para versões Web. É importante salientar que o mesmo também pode ser feito através do telefone 135.

Veja o passo a passo

  • O processo é bem simples. É necessário ir até o site ou aplicativo como citado acima, fazer login usando a conta do Governo e então, clicar na opção de “Agendar Perícia”.

Nesta opção, deverá ser marcada a opção de “Perícia inicial” e enviar a documentação exigida.

É importante salientar que o segurado irá passar por uma perícia médica, a fim de validar o seu estado de saúde. E caso ele realmente não tenha condições de voltar a trabalhar; irá receber o auxílio doença.

O benefício é pago a partir do 16° dia que o trabalhador não exerce suas atividades profissionais em razão da doença. É válido lembrar que para passar na perícia médica, é importante apresentar documentos válidos.

Bem como atestados médicos, receituários, tomografias, etc. Caso o mesmo esteja dentro dos requisitos (afastamento por mais de 15 dias, estar devidamente na lista de segurados e período de carência) basta abrir o processo através do aplicativo e aguardar a perícia.

Caso a depressão acabe afetando totalmente o trabalhador de exercer suas atividades profissionais, poderá ter o benefício evoluído para uma aposentadoria por invalidez.

Aproveite para conferir: Brasileiros que recebem do INSS não acreditam em grande NOVIDADE comunicada pelo órgão

Diogo Sobral

Tenho 22 anos e sou redator no Guia do Benefício. Trago comigo a experiência de 04 anos no ramo de benefícios sociais. Espero que através de meus textos vocês consigam as respostas que tanto procuram!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo