WhatsApp ilimitado! Governo irá LIBERAR internet de graça para famílias de baixa renda
A maior parte das pessoas usa a internet diariamente e para uma variedade de atividades, como estudar, trabalhar, empreender, se informar e até se entreter. O que muitos podem não saber é que há a possibilidade de acessar a internet de graça por meio do programa Internet Brasil.
Lançado em 2022, este projeto tem o objetivo de beneficiar alunos de escolas públicas cadastrados no Cadastro Único, proporcionando-lhes acesso gratuito à internet.
Saiba agora como você pode ter acesso a este beneficio!
Cadastro Único para o Internet Brasil
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, é a porta de entrada para todos os benefícios sociais destinados às pessoas de baixa renda no Brasil.
Leia: Inscritos no Cadastro Único podem receber PRESENTE surpresa de R$ 540,00 do Governo; Confira
O Programa Internet Brasil entrega chips de banda larga móvel gratuitos para milhares de alunos da educação básica na rede pública de ensino que estejam inscritas no Cadastro Único.
Como participar do Internet Brasil?
Para que um aluno seja contemplado pelo programa, é necessário que a Secretaria de Educação e a escola na qual ele está matriculado façam a adesão.
Além disso, o aluno precisa:
- Estar cadastrado no CadÚnico;
- Já ter acesso a um dispositivo móvel;
- Ser aluno da educação básica na rede pública de ensino (a partir do 3º ano);
- Não ter chip de outros programas do Governo Federal;
- Atender aos demais critérios de distribuição da sua escola.
Veja: Governo libera CRÉDITO no Programa Acredita para brasileiros inscritos no Cadastro Único; confira
Pé-de-meia atende alunos do ensino médio
Outro benefício voltado aos alunos carentes entrou em vigor neste ano de 2024 é o Pé-de-Meia. O projeto faz pagamentos mensais para estudantes do ensino médio que possuem inscrição ativa e atualizada no sistema do Cadastro Único. Podem receber o Pé-de-Meia os estudantes que:
- Estejam em situação de baixa renda;
- Estejam matriculados no ensino médio em escolas públicas;
- Façam parte do Cadastro Único.
Cadastro Único: Governo Federal faz apelo
Estar com o cadastro desatualizado pode fazer com que a parcela dos benefícios mediados pelo CadÚnico, como Bolsa Família, sejam suspensas.
Muitos fizeram a inscrição no Cadastro Único há anos atrás, e o que foi informado naquele tempo não condiz com a sua situação familiar hoje. Outros esquecem que, de qualquer maneira, é preciso atualizar o cadastro a cada dois anos.
Mesmo que não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pela internet, através do aplicativo do Cadastro Único.
Porém, se for preciso alterar algum dado, é enviado um comunicado ao responsável familiar, que deve comparecer ao CRAS, ou um posto de cadastramento, para uma nova entrevista.
São exemplos de impropriedades encontradas no Cadastro Único:
- CPFs associados a dois ou mais nomes diferentes;
- CPFs que não constam na base de dados da Receita Federal;
- Um mesmo CPF consta em duas ou mais famílias ativas diferentes;
- Inconsistências em Títulos de Eleitor;
- Divergências nas datas de nascimento de pessoas cadastradas;
- Diferenças entre rendas autodeclaradas e as constantes em outras bases de dados;
- Pessoas registradas com indicativo de óbito.
A atualização pode ser realizada de forma prática pelo aplicativo Cadastro Único entrando com a conta Gov.br e clicando em “Atualização Cadastral por Confirmação”.