NotíciasCrédito

Afinal, negativados podem fazer EMPRÉSTIMO? Veja o que dizem os bancos

Clientes negativados querem saber se ainda têm alguma vantagem mesmo com o nome sujo; confira as possibilidades de empréstimo

Com a escalada da inadimplência no Brasil, atingindo milhões de cidadãos, a questão do acesso ao crédito torna-se cada vez mais crítica.

Diante deste cenário, muitos se perguntam: é possível para quem está negativado obter um empréstimo? Pensando nisso, vamos explorar as políticas dos bancos e as alternativas disponíveis para esse público. Confira!

Afinal, negativados podem fazer EMPRÉSTIMO? Veja o que dizem os bancos
Contratação de empréstimo por parte de negativados pode ser uma luz no fim do túnel! Imagem de Jeane de Oliveira – guiadobeneficio.com.br

CNH e nome sujo, qual a relação?

Em primeiro lugar, a inadimplência traz algumas consequências legais que podem incluir medidas extremas. Entre elas estão o bloqueio da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Este bloqueio é uma estratégia que o Supremo Tribunal Federal encontrou para pressionar devedores a saldar suas dívidas.

Além disso, a inclusão do nome em serviços de proteção ao crédito como Serasa resulta em restrições de acesso a novos créditos, complicando ainda mais a situação financeira dos inadimplentes.

Entretanto, o processo de bloqueio da CNH é cuidadosamente analisado pela Justiça, considerando a capacidade de pagamento do devedor e a adequação de outras medidas antes de aplicar uma restrição mais dura.

A análise judicial inclui a verificação da existência de fundos ou outros bens que possam ser penhorados antes de recorrer a medidas mais drásticas.

Ademais, há uma avaliação da capacidade do devedor de pagar a dívida, considerando indícios de uma vida financeira ativa que contrariem a incapacidade de pagamento.

Desse modo, o bloqueio do documento serve como uma ferramenta para pressionar os devedores a regularizar suas obrigações financeiras, refletindo a seriedade com que o judiciário trata a inadimplência.

Veja também: E agora, quem poderá me defender? Veja como renegociar dívidas após o FIM do Desenrola Brasil

Negativados podem conseguir empréstimo?

Apesar do bloqueio na CNH, os indivíduos negativados que buscam recuperar a estabilidade financeira podem enxergar uma luz no fim do túnel.

Contrariamente à crença popular de que negativados são completamente excluídos do mercado de crédito, algumas instituições financeiras especializam-se em oferecer empréstimos com condições adaptadas a esse público.

Os empréstimos para negativados geralmente apresentam taxas de juros mais elevadas, mas podem ser uma alternativa para quitar dívidas e reconstruir o crédito.

A avaliação inclui a análise de taxas, prazos de pagamento e o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo, proporcionando uma compreensão clara das implicações de contrair tal dívida.

O processo de obtenção de um empréstimo para quem está com o nome sujo começa pela escolha da instituição financeira que oferece as melhores condições para negativados.

Em seguida, é fundamental realizar simulações de crédito para entender todas as cláusulas e taxas aplicáveis.

Da mesma maneira, é preciso ficar atento à documentação necessária e os passos para a solicitação, seja online ou presencial, maximizando as chances de aprovação do empréstimo.

Entre os bancos que oferecem crédito para negativados estão: Banco Pan, Crefisa, Itaú, Inter, Digio, Caixa Tem, BV Financeira e Super Sim.

Saiba mais: Idosos +51 estão tendo suas dívidas perdoadas pelo Serasa após fazerem este simples passo a passo

Andrei Hardtke

Andrei Hardtke, natural de Pelotas/RS, 24 anos de idade. Formado em Letras pela UFPel, pós-graduado em Linguagens pela UFPel e atual redator do Guia do Benefício. Desde criança, as palavras sempre estiveram comigo, do gibi às palavras cruzadas. Já há alguns anos, descobri uma paixão por escrever poemas como um passatempo, o que me inspirou a ser redator e escrever textos que não só informam, mas que também cativam e emocionam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo