NotíciasBenefícios

Faça sua faculdade de graça: FIES Social está disponível pelo Cadastro Único

O FIES Social é uma modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) destinada a estudantes de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O programa oferece financiamento total do curso superior em instituições privadas. 

Ele foi criado para ampliar o acesso ao ensino superior, facilitando o ingresso de estudantes que não possuem condições financeiras de arcar com a educação superior.

Ficou interessado? Veja agora como você pode ingressar no ensino superior e garantir a sua tão sonhada profissão no futuro.

Não perca: Caixa Tem antecipa pagamento de R$ 750,00 para este grupo de pessoas, confira

Faça sua faculdade de graça FIES Social está disponível pelo Cadastro Único | Imagem de Jeane de Oliveira – guiadobeneficio.com.br

Quem pode se candidatar ao FIES Social?

Para se candidatar às vagas do Fies Social, o interessado deverá cumprir simultaneamente os requisitos a seguir:

  • Ter participado em algum Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, com média nas cinco provas de no mínimo 450 pontos e nota na redação acima de zero, sem ter sido “treineiro”;
  • Ter registro no Cadastro Único, com renda familiar per capita não excedendo meio salário mínimo.

Os candidatos que cumprirem esses critérios e serem pré-selecionados poderão ter até 100% do custo educacional financiado, dentro dos limites estabelecidos pelo Comitê Gestor do FIES.

Estudantes inscritos no Cadastro Único podem ter sua faculdade paga pelo governo federal (Imagem: Jeane de Oliveira/guiadobeneficio.com)

Leia também: Governo libera CRÉDITO no Programa Acredita para brasileiros inscritos no Cadastro Único; confira

Quais são os passos para conseguir o FIES Social?

As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente pela internet, por meio do sistema de Seleção do FIES.

O candidato deverá fazer uso de um login no gov.br para entrar no sistema de inscrição do FIES Social. Caso seja o primeiro acesso, o candidato deverá realizar um cadastro para criação de uma conta.

Realizando o login, o candidato será encaminhado à seleção, para autenticação no sistema, e deverá seguir com o preenchimento das informações solicitadas para realização da inscrição.

É obrigatório informar:

  • correio eletrônico (e-mail) pessoal válido;
  • os nomes dos membros do seu grupo familiar, o número de registro no CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, as respectivas datas de nascimento e, caso possuam, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar;
  • Demais exigências solicitadas na seleção.

Quem são os componentes do grupo familiar no Cadastro Único?

Para o Cadastro Único, a unidade familiar é composta de:

  • Pessoa Responsável pela Unidade Familiar (RF), que tenha no mínimo 16 anos e seja, preferencialmente, do sexo feminino;
  • Cônjuge ou companheiro(a), a pessoa que vive com o RF, inclusive, para pessoas do mesmo sexo; 
  • Filho(a), podendo ser adotivo(a) ou de criação;
  • Enteado(a), inclusive adotivo ou de criação;
  • Neto(a) ou bisneto(a);
  • Pai ou mãe, também, o padrasto e madrasta;
  • Sogro(a), também, o padrasto e a madrasta do cônjuge;
  • Irmão ou irmã, adotivos ou de criação; 
  • Genro ou nora;
  • Outro parente, podendo ser avô(ó), bisavô(ó), cunhado(a), tio(a), sobrinho(a), primo(a); 
  • Não parente, para o componente da família que não possui laços de parentesco.

Meu Cadastro Único está desatualizado, o que fazer?

Caso faça muito tempo que você ou o responsável familiar não atualizam o Cadastro Único, será preciso fazê-lo para se candidatar às vagas do FIES Social.

Isso porque o sistema do governo federal utiliza o cruzamento de dados disponíveis no Cadastro Único para selecionar os estudantes em situação de vulnerabilidade social para disponibilizar os recursos do FIES Social.

Para atualizar seu Cadastro Único, peça ao responsável familiar que compareça ao CRAS mais próximo de sua casa, ou baixe o aplicativo Meu Cadastro Único e siga as instruções.

Qual o curso mais caro no Brasil?

Atualmente, um dos cursos de graduação mais caros no Brasil é o de Medicina. Este curso se destaca devido aos altos custos associados à sua estrutura e recursos necessários para a formação, como laboratórios de ponta, hospitais-escola e um extenso corpo docente altamente qualificado.

As mensalidades de Medicina podem variar consideravelmente, mas em algumas universidades privadas, o valor pode ultrapassar vinte mil reais por mês. A alta demanda pelo curso, aliada à sua longa duração, que geralmente é de seis anos, e à excelente perspectiva de carreira que oferece, justificam em parte esses custos elevados.

Assim, Medicina continua sendo um dos cursos mais prestigiados e, consequentemente, um dos mais caros do sistema educacional brasileiro.

Qual o tempo mínimo de uma faculdade no Brasil?

No Brasil, o tempo mínimo para a conclusão de um curso de graduação em faculdade varia conforme a área de estudo e o tipo de curso escolhido. De maneira geral, a duração mínima de uma graduação é de três anos, o que é comum em cursos de tecnologia e alguns bacharelados em áreas específicas, como Administração e Ciências Contábeis.

No entanto, a maioria dos cursos de bacharelado, como Engenharia, Direito e Medicina, tem uma duração maior, que pode variar de quatro a seis anos. A estrutura curricular de cada curso é definida pelo Ministério da Educação, que estabelece as diretrizes e as horas de aula necessárias para a formação na respectiva área de conhecimento.

Aproveite e leia: MDS confirma saque UNIFICADO do Bolsa Família para estes beneficiários, confira

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo