NotíciasCadastro Único

Idosos +53 que não atualizarem este CADASTRO poderão ter a conta de luz mais alta em agosto; Confira

Ter uma economia de até 65% na conta de energia elétrica ao final do mês faz uma grande diferença no orçamento familiar. Esse benefício é possível através do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), destinado a famílias de baixa renda.

No entanto, cerca de 20 mil famílias na Paraíba podem perder esse benefício devido à falta de atualização cadastral na base do governo federal e na Energisa. Com isso, os idosos que não seguirem estes passos; poderão ter um grande aumento. 

Com palavras do especialista, “Utilizamos os dados do Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento Social para identificar as famílias que se enquadram na tarifa social. Contudo, há casos em que o CPF cadastrado no CadÚnico não corresponde ao titular da conta de luz na Energisa, dificultando a localização do cliente elegível ao desconto.”

Aproveite e leia: Governo autoriza luz na baixa renda para idosos +58 que precisam de descontos na fatura de energia

Idosos +53 que não atualizarem este CADASTRO poderão ter a conta de luz mais alta em agosto; Confira | Imagem de Jeane de Oliveira – guiadobeneficio.com.br

Importância da atualização cadastral e como proceder

A solução para esse problema é simples: a família deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município para atualizar seu cadastro. Além disso, é essencial que o titular da conta de energia seja o mesmo do CPF registrado no CadÚnico.

Caso contrário, é necessário atualizar os dados na Energisa, o que pode ser feito pelos canais digitais, sem sair de casa. Para isso, é preciso ter em mãos uma conta de energia recente, um documento pessoal e o cartão do Número de Identificação Social (NIS).

Após a atualização, o desconto da tarifa social é concedido automaticamente para as famílias que se enquadram nos requisitos do programa.

Na Paraíba, mais de 600 mil unidades estão cadastradas e se beneficiam do programa, representando aproximadamente um terço dos clientes atendidos em todo o estado. No entanto, estima-se que cerca de 300 mil clientes têm direito ao benefício, mas ainda não o utilizam.

Critérios para obter o benefício e descontos aplicáveis

Para ter direito ao benefício, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo.

Além disso, famílias com portadores de doenças que necessitam de aparelhos elétricos para tratamento, com renda mensal de até três salários-mínimos, também são elegíveis. Famílias indígenas, quilombolas ou aquelas com integrantes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm direito ao desconto.

Os descontos variam conforme o consumo de energia: até 65% para consumo de até 30 kWh/mês, 40% para consumo entre 31 e 100 kWh/mês, e 10% para consumo de 101 a 220 kWh/mês. Não há desconto para consumos superiores a 220 kWh.

Mais informações da companhia, podendo ser usadas por outras

Para mais informações, os interessados podem ligar para o número 0800 083 0196, contatar o WhatsApp Gisa no número 83 9 9135-5540, acessar o aplicativo Energisa ON ou visitar o site www.energisa.com.br. Não deixe de atualizar seu cadastro para garantir a continuidade do benefício e evitar aumentos na conta de luz. A atualização é simples e pode garantir uma economia significativa no orçamento familiar.

Manter os dados atualizados é essencial para aproveitar todos os benefícios disponíveis e assegurar que a economia na conta de energia seja efetiva. A Tarifa Social de Energia Elétrica é uma importante medida de apoio às famílias de baixa renda, proporcionando um alívio financeiro significativo e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Aproveite e leia: Energia e telefone de graça! Conheça todos os benefícios do Cadastro Único que vão além do Bolsa Família

Diogo Sobral

Tenho 22 anos e sou redator no Guia do Benefício. Trago comigo a experiência de 04 anos no ramo de benefícios sociais. Espero que através de meus textos vocês consigam as respostas que tanto procuram!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo