PIS/PASEP dá início aos pagamentos em 2025; veja como receber o seu
O PIS/PASEP tem o potencial de ajudar significativamente na vida de quem necessita, mas muitos ainda não sabem como acessar essa quantia.
Um grande alívio financeiro chegou para milhões de brasileiros com a liberação do Fundo PIS/PASEP. O pagamento começou, e muitos trabalhadores podem finalmente acessar valores esquecidos que ficam disponíveis desde a década de 1980.
Agora, a Caixa Econômica Federal está facilitando o acesso a esses recursos que, por muito tempo, estiveram fora do alcance de seus beneficiários. A importância de compreender bem como funciona esse sistema, junto às datas de pagamento e ao processo de consulta.
O Fundo PIS/PASEP foi criado para promover a poupança dos trabalhadores. Informações como essas são essenciais para que os cidadãos possam reivindicar corretamente os recursos a que têm direito. Contudo, é vital para garantir que você não perca a oportunidade de acessar seu dinheiro.

O sistema do PIS/PASEP na Prática
O Fundo PIS/PASEP é um programa criado com a finalidade de incentivar a poupança dos trabalhadores que atuaram formalmente entre os anos de 1971 e 1988. Nesse período, diversos depósitos foram feitos por empresas públicas e privadas, criando uma poupança individual para cada trabalhador.
Esses recursos, no entanto, ficaram esquecidos ao longo das décadas, resultando em um montante substancial disponível para resgate. Após muitos anos sem a devida atenção, o governo brasileiro decidiu reverter essa situação e agora liberou esses valores para que os beneficiários possam utilizá-los.
É importante frisar que o fundo atual e o abono salarial existente atualmente são diferentes. O Fundo PIS/PASEP se refere a depósitos feitos há décadas, enquanto o abono salarial é um benefício anual que atende critérios específicos e é pago aos trabalhadores no mercado formal.
Leia também:
- O que você precisa fazer para participar do Programa assistencial para mães em 2025
- Como Consultar o meu Benefício e Receber o INSS Adiantado?
- 2025 é o ano da expansão da tecnologia! Como saber se minha cidade vai receber Kit Antena?
Quem Pode Receber o Dinheiro do PIS/PASEP?
Os recursos do fundo pertencem a trabalhadores que atuaram de forma registrada entre 1971 e 1988. Isso inclui tanto aqueles que trabalharam em empresas da iniciativa privada quanto em órgãos públicos, sempre com a carteira assinada.
O governo permite que até os herdeiros de falecidos que não conseguiram acessar esses recursos também façam a solicitação do saldo. O pagamento médio por beneficiário gira em torno de R$ 2.800,00, montante que pode ser um grande alívio financeiro para muitas famílias em dificuldades.
Conforme os dados disponíveis, a liberação do PIS/PASEP pode beneficiar uma grande quantidade de pessoas, totalizando aproximadamente 10 milhões de brasileiros que têm o direito ao saque. Mas é importante seguir os meios de consulta para ter certeza de o seu benefício está disponível.
Como Consultar o Saldo do PIS/PASEP?
Consultar o saldo disponível no Fundo PIS/PASEP é um processo simples e rápido, podendo ser feito através da plataforma online chamada Repis Cidadão. Os passos são os seguintes:
- Acesse o site oficial do Repis Cidadão.
- Clique na opção “Entrar com gov.br”. Se não tiver conta, será necessário criar uma.
- Faça login usando seu CPF e senha.
- Informe seu NIS (Número de Identificação Social), disponível na sua carteira de trabalho ou em documentos do FGTS.
- Clique em “Pesquisar” para verificar se há saldo disponível.
Caso o sistema informe que há recursos a serem retirados, a plataforma fornecerá orientações sobre como proceder. É importante estar atento aos prazos de solicitação, já que aqueles que não fizerem a solicitação até uma data limite correrão o risco de perder o direito ao saque.
Como Solicitar o Ressarcimento do PIS/PASEP?
Após a confirmação da existência de valores disponíveis, o beneficiário pode solicitar o saque de forma simples. É possível realizar a solicitação diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal ou por meio do aplicativo do FGTS.
Se o interessado preferir ir até uma agência, basta apresentar um documento de identificação oficial. Para herdeiros, a situação é um pouco diferente, pois é necessário apresentar documentos que comprovem a habilitação para receber os valores, como a Certidão PIS/PASEP/FGTS.
Calendário de Pagamento do Dinheiro Esquecido
O calendário de pagamento é fundamental para que os beneficiários tenham ciência de quando podem acessar seus recursos. É fundamental que os trabalhadores estejam cientes dessas diferenças para entender melhor as possibilidades de acesso aos recursos financeiros que poderiam beneficiá-los.
O cronograma segue a data de solicitação e está organizado conforme determinado pela Receita Federal. A Caixa Econômica já estabeleceu as datas de pagamento, que variam conforme a solicitação. Veja abaixo o calendário de pagamento para quem solicitou até a data limite:
- Solicitação realizada até 28/02/2025: pagamento em 28/03/2025
- Solicitação realizada até 31/03/2025: pagamento em 25/04/2025
- Solicitação realizada até 30/04/2025: pagamento em 26/05/2025
- Solicitação realizada até 31/05/2025: pagamento em 25/06/2025
- Solicitação realizada até 30/06/2025: pagamento em 30/07/2025
- Solicitação realizada até 31/07/2025: pagamento em 25/08/2025
- Solicitação realizada até 31/08/2025: pagamento em 30/09/2025
- Solicitação realizada até 30/09/2025: pagamento em 27/10/2025
- Solicitação realizada até 31/10/2025: pagamento em 30/11/2025
- Solicitação realizada até 30/11/2025: pagamento em 26/12/2025
Esse calendário permite que os beneficiários se planejem financeiramente, evitando surpresas e assegurando que possam receber os valores dentro do prazo estipulado. É de suma importância que todos os interessados acompanhem as datas e garantam que realizem suas solicitações a tempo.
Diferença entre o Antigo PIS/PASEP e o Abono Salarial Atual
Uma confusão comum entre os trabalhadores é a diferenciação entre o antigo Fundo PIS/PASEP e o abono salarial que é pago hoje em dia. Por outro lado, o abono salarial pago atualmente é um benefício que se destina a trabalhadores formais que atendem a critérios específicos.
O valor desse abono pode variar de acordo com o tempo de trabalho e a renda do trabalhador, mas geralmente é um pagamento anual que visa complementar a renda. Para se qualificar, o trabalhador deve ter exercido atividades formais e recebido até dois salários mínimos.
Por Que Há Tanto Dinheiro Esquecido?
O grande volume de recursos esquecidos no Fundo PIS/PASEP pode ser atribuído à falta de conhecimento e informação ao longo dos anos. Muitas pessoas não sabiam que tinham direito a esses valores, pois durante anos o governo não fez campanhas informativas suficientes.
Além disso, a falta de comunicação em casos de falecimento de beneficiários sem que os herdeiros estivessem cientes da existência desse saldo resultou na paralisação de bilhões de reais. Contudo, com a iniciativa do governo de divulgar o calendário de pagamentos.
Atenção no Recebimento
O PIS/PASEP representa uma parte significativa da assistência financeira na vida de milhões de brasileiros. Sabendo como funcionam os processos de liberação e consulta ao saldo, os cidadãos podem garantir que não deixem passar a chance de acessar esses recursos que lhes pertencem por direito.
Manter-se informado e atento ao calendário de liberação pode fazer a diferença na vida de muitos, e a esperança é que mais brasileiros possam finalmente recuperar seu dinheiro esquecido, contribuindo para a construção de uma vida digna e estável.