Revisão cadastral segue bloqueando, veja se você vai receber Bolsa Família em junho
O Bolsa Família segue efetuando pagamentos por todo país. Nas datas definidas, milhares de beneficiários acessam os aplicativos ou se dirigem pessoalmente à Caixa Econômica Federal ou às lotéricas para fazer uso do recurso. Porém, todos sabem que, para continuarem na folha de pagamento, é preciso cumprir com alguns requisitos.
Muitos estão em dúvida se vão ou não receber o benefício do Bolsa Família em junho, isto porque o processo de revisão cadastral por parte do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) segue em andamento, e alguns bloqueios estão acontecendo.
Afinal, como você pode consultar se as suas informações no Cadastro Único estão irregulares? Agora, você vai aprender o passo a passo completo de como realizar a consulta de seu cadastro, e assim poderá conferir se você vai ou não ter direito ao benefício do Bolsa Família no próximo mês.
Bolsa Família: calendário segue pagando até o final de maio
Os pagamentos do Bolsa Família programados para o mês de maio começaram a ser efetuados na sexta-feira, dia 17. Os depósitos estão seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo. Os municípios que decretaram o estado de calamidade recentemente, incluindo aqueles do Rio Grande do Sul, tiveram o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS.
Leia: Mães são pegas de surpresa com BÔNUS de R$ 150,00 do Bolsa Família
Já para os demais, os valores estão sendo depositados levando em consideração a numeração final do NIS, e os depósitos programados para segunda-feira são antecipados para o sábado anterior.
Lembrando que os valores são depositados no Caixa Tem, sendo assim, é possível realizar PIX e transferências pelo próprio aplicativo. Também é possível realizar o saque na agência ou em uma lotérica correspondente.
Revisão cadastral do Bolsa Família pode bloquear pagamentos para junho
O Governo Federal, através de cruzamento de dados com o MDS, está realizando uma revisão cadastral, com o objetivo de identificar e remover do programa aqueles que estão recebendo o Bolsa Família de forma irregular, ou seja, que não atendem a todos os requisitos necessários.
Devido a esta revisão, mais de 4 milhões de beneficiários tiveram os pagamentos do Bolsa Família bloqueados, cancelados ou suspensos nos últimos meses.
Veja: MDS confirma pagamento UNIFICADO do Bolsa Família em maio; Veja como garantir
Como saber se meu Cadastro Único está regular?
Sabemos que estar inscrito no Cadastro Único e com os dados atualizados são alguns dos critérios essenciais para receber o Bolsa Família. Sendo assim, o que muitos querem saber é: Será que eu vou receber o meu benefício em junho? Mesmo quem realizou a atualização do seu cadastro gostaria de saber se ainda possui alguma pendência. A verificação é bem simples.
O aplicativo do Cadastro Único utiliza um código em três cores: verde, amarelo ou vermelho. Estas cores indicam a situação do seu cadastro, funcionando tal e qual um “semáforo”.
É preciso realizar o login no aplicativo através do gov.br, e quando entrar, clique em “Consulta Simples” ou em “Consulta Completa”.
Aparecerá um quadrado com informações. Se ele estiver verde com a mensagem “Parabéns, o cadastro da sua família está atualizado,” significa que está correto e sem pendências. Sendo assim, você não precisa se preocupar, pois é bem provável que você receba o seu benefício normalmente no mês de junho.
Já para os beneficiários que, ao consultarem a situação do benefício recebem uma notificação em vermelho, é necessário atualizar o cadastro mais rápido possível, pois os dados estão desatualizados no sistema. Isto resultará no bloqueio do Bolsa Família.
A mensagem em amarelo também é de alerta, mas geralmente ela aparece para cadastros que estão na iminência de esgotar o prazo para renovação, ainda restando algum tempo.
O que fazer em caso de mensagem vermelha no CadÚnico?
Quem se depara com essa mensagem em vermelho dentro de seu aplicativo do Cadastro Único deve realizar a atualização dos dados nos postos de atendimento do CRAS o quanto antes, levando CPF, títulos de eleitor e comprovante de residência atualizado de todos os integrantes da família.