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Revisão cadastral segue bloqueando, veja se você vai receber Bolsa Família em junho

O Bolsa Família segue efetuando pagamentos por todo país. Nas datas definidas, milhares de beneficiários acessam os aplicativos ou se dirigem pessoalmente à Caixa Econômica Federal ou às lotéricas para fazer uso do recurso. Porém, todos sabem que, para continuarem na folha de pagamento, é preciso cumprir com alguns requisitos.

Muitos estão em dúvida se vão ou não receber o benefício do Bolsa Família em junho, isto porque o processo de revisão cadastral por parte do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) segue em andamento, e alguns bloqueios estão acontecendo.

Afinal, como você pode consultar se as suas informações no Cadastro Único estão irregulares?  Agora, você vai aprender o passo a passo completo de como realizar a consulta de seu cadastro, e assim poderá conferir se você vai ou não ter direito ao benefício do Bolsa Família no próximo mês.

Seu Cadastro Único deve estar em dia para receber Bolsa Família em junho (Imagem: Jeane de Oliveira/guiadobeneficio.com.br)

Bolsa Família: calendário segue pagando até o final de maio

Os pagamentos do Bolsa Família programados para o mês de maio começaram a ser efetuados na sexta-feira, dia 17. Os depósitos estão seguindo o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo. Os municípios que decretaram o estado de calamidade recentemente, incluindo aqueles do Rio Grande do Sul, tiveram o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS.

Leia: Mães são pegas de surpresa com BÔNUS de R$ 150,00 do Bolsa Família

Já para os demais, os valores estão sendo depositados levando em consideração a numeração final do NIS, e os depósitos programados para segunda-feira são antecipados para o sábado anterior.

Lembrando que os valores são depositados no Caixa Tem, sendo assim, é possível realizar PIX e transferências pelo próprio aplicativo. Também é possível realizar o saque na agência ou em uma lotérica correspondente.

Revisão cadastral do Bolsa Família pode bloquear pagamentos para junho

O Governo Federal, através de cruzamento de dados com o MDS, está realizando uma revisão cadastral, com o objetivo de identificar e remover do programa aqueles que estão recebendo o Bolsa Família de forma irregular, ou seja, que não atendem a todos os requisitos necessários.

Devido a esta revisão, mais de 4 milhões de beneficiários tiveram os pagamentos do Bolsa Família bloqueados, cancelados ou suspensos nos últimos meses.

Veja: MDS confirma pagamento UNIFICADO do Bolsa Família em maio; Veja como garantir

Como saber se meu Cadastro Único está regular?

Sabemos que estar inscrito no Cadastro Único e com os dados atualizados são alguns dos critérios essenciais para receber o Bolsa Família. Sendo assim, o que muitos querem saber é: Será que eu vou receber o meu benefício em junho? Mesmo quem realizou a atualização do seu cadastro gostaria de saber se ainda possui alguma pendência. A verificação é bem simples.

O aplicativo do Cadastro Único utiliza um código em três cores: verde, amarelo ou vermelho. Estas cores indicam a situação do seu cadastro, funcionando tal e qual um “semáforo”.

É preciso realizar o login no aplicativo através do gov.br, e quando entrar, clique em “Consulta Simples” ou em “Consulta Completa”.

Aparecerá um quadrado com informações. Se ele estiver verde com a mensagem “Parabéns, o cadastro da sua família está atualizado,” significa que está correto e sem pendências. Sendo assim, você não precisa se preocupar, pois é bem provável que você receba o seu benefício normalmente no mês de junho.

Já para os beneficiários que, ao consultarem a situação do benefício recebem uma notificação em vermelho, é necessário atualizar o cadastro mais rápido possível, pois os dados estão desatualizados no sistema. Isto resultará no bloqueio do Bolsa Família.

A mensagem em amarelo também é de alerta, mas geralmente ela aparece para cadastros que estão na iminência de esgotar o prazo para renovação, ainda restando algum tempo.

O que fazer em caso de mensagem vermelha no CadÚnico?

Quem se depara com essa mensagem em vermelho dentro de seu aplicativo do Cadastro Único deve realizar a atualização dos dados nos postos de atendimento do CRAS o quanto antes, levando CPF, títulos de eleitor e comprovante de residência atualizado de todos os integrantes da família. 

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

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