NotíciasBenefícios

Sua chance! Universidade Federal oferece cursos gratuitos e EaD; Confira

A UFCA (Universidade Federal do Cariri), em parceria com a renomada universidade francesa Le Cnam, está oferecendo 120 vagas para a primeira turma da pós-graduação à distância e gratuita em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social (EESIGS). 

Se você tem graduação completa e está em busca de uma oportunidade de se especializar sem ter que sair de casa e sem custo, vale a pena conferir essa oportunidade!

A pós-graduação torna o profissional mais especializado e apto a lidar com questões complexas (Imagem: Jeane de Oliveira/guiadobeneficio.com.br)

Pós-graduação gratuita: como será a seleção?

O edital para a pós-graduação que acontecerá totalmente online acaba de sair no site da UFCA, informando que a seleção não inclui nenhum tipo de prova ou vestibular. A especialização lato sensu à distância em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social está com as inscrições abertas até o dia 15 de Maio para o preenchimento de 120 vagas.

Confira! Faça sua faculdade de graça: FIES Social está disponível pelo Cadastro Único

O curso não exige nenhuma aula presencial obrigatória. Existe a previsão de algum encontro síncrono, ou seja, ao vivo, que pode ser acompanhado sem dificuldades por celular ou computador.

Pós-graduação online: processo seletivo

A inscrição também é gratuita, e o processo seletivo vai ser por análise documental. Bastará você enviar por upload a documentação exigida, e serão analisados os requisitos mínimos para ingresso no curso.

Metade das vagas, ou seja, 60% delas, são destinadas para gestores públicos com foco na economia solidária das redes públicas federal, estadual e municipal. As demais podem ser preenchidas pelo público em geral, desde que já tenham completado uma graduação.

A pós-graduação em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social tem carga horária de 368 horas e será ofertada em até 18 meses. O início das aulas está marcado para o dia 9 de julho.

O resultado final da seleção está previsto para ser publicado no dia 7 de junho deste ano. O campus Juazeiro do Norte da UFCA servirá como polo de apoio para os selecionados. 

Veja também: Estudantes estão tendo os R$ 200,00 do Pé-de-Meia BLOQUEADOS por um simples erro, confira

O que vou estudar nesta pós-graduação?

O estudante terá compreensão dos princípios e práticas da economia solidária, incluindo cooperativismo, gestão democrática, equidade econômica e sustentabilidade ambiental.

Este curso visa equipar os profissionais com as ferramentas necessárias para liderar e gerenciar projetos e organizações que se concentram em impacto social, desenvolvimento sustentável e inovação social.

A pós-graduação em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social estuda também as políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e à economia solidária, usando ferramentas úteis para avaliar e mensurar o impacto social de projetos e políticas.

Quais são os benefícios em fazer pós-graduação?

Fazer uma pós-graduação pode trazer vários benefícios dentro do mercado de trabalho, dependendo da área de estudo e dos objetivos profissionais de cada pessoa.

Estatísticas mostram que profissionais com pós-graduação tendem a ter salários maiores comparados aos que possuem apenas graduação. Isso reflete o valor agregado pela especialização e habilidades avançadas.

Além disso, durante o curso, é possível interagir com professores, especialistas e outros estudantes que estão na mesma área ou em áreas relacionadas. Essas conexões podem ser valiosas para oportunidades futuras de emprego, parcerias ou colaborações.

A pós-graduação também pode abrir portas para áreas de trabalho que exigem qualificações específicas ou para o setor acadêmico, caso o curso inclua uma forte componente de pesquisa.

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo