NotíciasINSS

Alerta GERAL INSS: Idosos estão ligando para este número a fim de ter seus benefícios APROVADOS; Veja

As ouvidorias, tanto de empresas privadas quanto públicas, têm como objetivo ser um canal de comunicação com os usuários e um espaço de transparência para receber reclamações, elogios e denúncias. Com o INSS, não é diferente.

O órgão possui uma ouvidoria que intermedia conversas entre o INSS e os usuários, oferecendo diferentes canais de atendimento acessíveis a qualquer cidadão. 

Além disso, é possível obter informações verdadeiras e reais; a fim de conseguir obter aprovação de benefícios de modo mais facilitado. Haja vista que muitos brasileiros não conseguem receber do INSS pela ausência de informações. 

Entretanto, muitos idosos estão ligando para os números abaixo a fim de conseguir ter acesso a uma série de informações que podem valer um auxílio aprovado.

Não deixe de conferir: Dificuldades para ligar para o INSS? Descubra todas as alternativas de contato disponíveis

Alerta GERAL INSS Idosos estão ligando para este número a fim de ter seus benefícios APROVADOS; Veja | Imagem de Jeane de Oliveira – guiadobeneficio.com.br

Telefone da ouvidoria do INSS

O telefone para contato com a ouvidoria do INSS é a central 135, disponível de segunda a sábado, das 07h às 22h (horário de Brasília). Mas essa não é a única maneira de abrir um chamado e obter informações.

Outras formas incluem a plataforma FalaBR, que oferece atendimento 24 horas, envio de cartas para a ouvidoria no endereço SAUS Quadra 2 Bloco O Asa Sul Brasília – DF, 70070-946, e atendimento presencial de segunda a sexta, das 9h às 17h (horário de Brasília) no mesmo endereço.

Como fazer uma reclamação na ouvidoria do INSS?

Para abrir uma reclamação na ouvidoria do INSS, basta escolher a forma de contato mais conveniente, seja online, pelo telefone ou presencialmente. Independentemente do método escolhido, todas as manifestações são registradas no sistema online e-Ouv na plataforma Fala.BR.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode fazer uma reclamação, sendo necessário um cadastro na plataforma, exceto em casos de denúncias, que podem ser realizadas anonimamente.

O cidadão pode abrir diferentes tipos de solicitações na ouvidoria do INSS, como:

  • Simplifique: Solicitação de simplificação de um serviço público considerado burocrático.
  • Sugestão: Proposição de ideias ou aprimoramentos para políticas e serviços da Administração Pública federal.
  • Elogio: Reconhecimento ou satisfação com o serviço oferecido ou atendimento recebido.
  • Solicitação: Requerimento de providências por parte da Administração.
  • Reclamação: Demonstração de insatisfação com um serviço público.
  • Denúncia: Comunicação de prática de ato ilícito que requer ação de órgãos de controle.
  • Pedido de Acesso à Informação: Solicitação de acesso a informações públicas.

Como fazer uma denúncia pela ouvidoria?

O processo para realizar uma denúncia na ouvidoria do INSS é semelhante ao de reclamações. A denúncia pode ser registrada através das várias frentes de atendimento da ouvidoria, sendo importante fornecer um relato detalhado para facilitar as investigações.

Para quem prefere fazer a denúncia anonimamente, o recomendado é utilizar a plataforma Fala.BR. O processo envolve acessar a plataforma, selecionar “ouvidoria” e depois “denúncia”, e seguir as instruções para fornecer o máximo de detalhes possíveis sobre o ocorrido.

Acompanhamento do status de reclamação ou denúncia

Após registrar uma reclamação ou denúncia, um protocolo é gerado, permitindo acompanhar o status da solicitação. Para isso, acesse a plataforma Fala.

BR, clique em “Consulte seu protocolo” no menu principal e insira seu login e senha do Fala.BR ou do gov.br. Caso a denúncia seja anônima, insira o número de protocolo gerado. O INSS estabelece um prazo médio de 30 dias para responder, que pode ser estendido por mais 30 dias mediante justificativa.

Contato via WhatsApp

Atualmente, a ouvidoria do INSS não oferece contato via WhatsApp. As formas de contato disponíveis são a central 135, a plataforma Fala.BR, envio de cartas e atendimento presencial.

Dessa forma, o INSS busca garantir um atendimento eficiente e transparente, facilitando o acesso dos cidadãos aos seus direitos e proporcionando canais diversos para manifestações, reclamações e denúncias.

Não deixe de conferir: Dor de cabeça pode garantir aposentadoria pelo INSS? Entenda como solicitar

Diogo Sobral

Tenho 22 anos e sou redator no Guia do Benefício. Trago comigo a experiência de 04 anos no ramo de benefícios sociais. Espero que através de meus textos vocês consigam as respostas que tanto procuram!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo