NotíciasINSS

Idosos que fazem EMPRÉSTIMO recebem PRESENTE surpresa do INSS, confira

A taxa média de juros cobrada pelos bancos no empréstimo pessoal consignado para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) caiu para 22,4% ao ano em março, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (3). Em março do ano passado, o juro médio era de 26,4%. 

Isto significa que, em 12 meses, o recuo foi de 4 pontos percentuais. A queda na taxa acompanha a resolução tomada em fevereiro pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social).

Se o momento é bom para conseguir aquele dinheiro com o consignado do INSS e realizar planos, também vale a pena se informar e tomar algumas precauções. Vamos lá!

Aproveite, juros do consignado do INSS são os menores da história
O empréstimo consignado para beneficiários do INSS possui várias vantagens (Imagem: Jeane de Oliveira/guiadobeneficio.com.br)

Empréstimo consignado do INSS – aposentados e pensionistas

O consignado é um empréstimo feito por aposentados e pensionistas do INSS com desconto direto no benefício. 

O empréstimo consignado para beneficiários do INSS possui várias vantagens que o tornam uma opção atraente para muitas pessoas. Aqui estão algumas dessas vantagens:

Taxas de juros mais baixas

Como foi citado, as taxas estão em queda, e em comparação com outros tipos de crédito pessoal, são muito vantajosas. Isso acontece porque o risco de inadimplência é menor.

Desconto direto no benefício

As parcelas do empréstimo são automaticamente deduzidas do benefício mensal do INSS, facilitando o gerenciamento das finanças e evitando atrasos ou esquecimentos no pagamento.

Prazos de pagamento mais longos

Os prazos para pagamento do empréstimo consignado podem ser mais extensos, o que permite parcelas menores, adequadas à realidade financeira dos aposentados e pensionistas.

Sem consulta ao SPC/Serasa

Isso significa que mesmo aqueles com o nome negativado podem ter acesso ao crédito.

Facilidade e rapidez na contratação

O processo de solicitação de um empréstimo consignado é geralmente simples e rápido, podendo ser contratado diretamente nas agências bancárias ou até mesmo online.

O empréstimo consignado do INSS é uma opção de crédito segura e acessível para aposentados e pensionistas, ajudando a atender necessidades financeiras sem comprometer excessivamente a renda mensal.

Quanto posso tomar emprestado no consignado do INSS?

A margem consignável de empréstimo INSS se refere ao valor máximo que um beneficiário do INSS pode comprometer mensalmente para o pagamento das parcelas de um consignado.

É possível comprometer até 45% da renda mensal, distribuída dessa forma:

  •  35% do valor do benefício para o pagamento de empréstimos pessoais;
  •  + 5% para débitos relativos a despesas ou saques com cartão de crédito consignado;
  •  + 5% para débitos relativos a despesas ou saques com cartão consignado de benefício.

Consignado do INSS: use com cautela

O INSS não solicita depósitos antecipados para a concessão de empréstimos consignados. Se alguém ou alguma instituição estiver pedindo um depósito adiantado como condição para obter um empréstimo, desconfie.

Aqui estão algumas mais dicas para tomar uma boa decisão ao contratar um empréstimo consignado do INSS:

  • Compare as taxas de juros de diferentes instituições financeiras: As taxas de juros do empréstimo consignado do INSS são regulamentadas pelo governo, mas ainda podem variar de uma instituição para outra. É importante comparar as taxas de juros de diferentes instituições financeiras antes de tomar uma decisão.
  • Considere o prazo do empréstimo: O prazo do empréstimo influenciará o valor das parcelas. É importante escolher um prazo que você possa pagar confortavelmente.
  • Determine o valor que você precisa: Não tome um empréstimo maior do que você precisa. Lembre-se de que você precisará pagar as parcelas do empréstimo, mais os juros, ao longo do tempo.
  • Leia atentamente os termos e condições do empréstimo: Certifique-se de entender todas as obrigações antes de assinar o contrato.
  • Verifique seu orçamento: Certifique-se de que você pode pagar as parcelas do empréstimo, mais os juros, ao longo do tempo.

Lembre-se que os aposentados e pensionistas são as principais vítimas de situações abusivas por parte de bancos e seus correspondentes oferecendo consignado do INSS. Esteja atento para evitar violação de seus direitos.

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo