A Caixa Econômica Federal anunciou uma série de medidas de apoio aos municípios do Rio Grande do Sul que foram severamente afetados pelas recentes chuvas e enchentes. Essas ações visam oferecer suporte técnico e prático às localidades atingidas, com especialistas em áreas cruciais como Habitação, FGTS e Governo sendo despachados para prestar assistência.
Aproveite e leia: Governo libera bônus SURPRESA para trabalhadores com conta na Caixa e Banco do Brasil; Confira
Lista de auxílios são reveladas
O Governo em conjunto com a Caixa Econômica Federal, estão oferecendo aos moradores das regiões afetadas uma série de benefícios que visam amenizar as mazelas referentes às enchentes na região do Rio Grande do Sul. Veja abaixo o que pode ser usado à favor dos brasileiros e como pedir isenção de 03 meses e acionar o seguro das casas financiadas pela Caixa.
Saque-calamidade é liberado
O banco está colaborando com as prefeituras para iniciar o processo de liberação dos valores do FGTS aos trabalhadores afetados. Segundo o Decreto 5.113/2004, para viabilizar o saque do FGTS, é necessário que o município esteja em situação de calamidade pública ou emergência, devidamente reconhecidos pelo Governo Federal.
Carência de 03 meses nos pagamentos
Para os contratos de financiamento habitacional nas áreas atingidas, a Caixa está permitindo uma pausa de até três meses, mediante solicitação dos clientes. Ademais, oferece a opção de incorporar as prestações em atraso ao saldo devedor, proporcionando algum alívio financeiro aos afetados.
Assessoria técnica aos municípios
Equipes técnicas da Caixa, compostas por arquitetos e engenheiros, estão disponíveis para auxiliar os municípios na operacionalização dos repasses de recursos e na avaliação dos danos causados pelas intempéries. Esse suporte abrange desde a recuperação de obras em andamento até a estimativa de custos para restauração de edificações atingidas.
Clientes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, que possuem créditos contratados com a Caixa e foram afetados pelas chuvas, recebem benefícios e condições especiais. Isso inclui a dispensa de encargos na renovação de contratos de penhor, pausa no pagamento de prestações por até três meses, prorrogação de vencimentos e redução de taxas de juros em novos créditos.
Como acionar o suporte e seguros?
A Caixa Seguridade está oferecendo suporte aos moradores das áreas atingidas, agilizando o processo de acionamento de sinistros e assistência. Além disso, destinará uma parcela das arrecadações dos seguros residencial e do Rapidex do Bem para doações às famílias de baixa renda afetadas. Doações também serão feitas às instituições que prestam auxílio às famílias atingidas.
Para facilitar o contato e o suporte aos segurados, a Caixa disponibiliza centrais de atendimento específicas para cada tipo de seguro, garantindo um atendimento ágil e eficiente durante esse período difícil. Essas medidas refletem o compromisso da Caixa em apoiar as comunidades afetadas e contribuir para a recuperação dessas regiões tão impactadas pelas adversidades climáticas. Veja abaixo a lista dos telefones úteis:
Saque Calamidade do FGTS:
- Central de Atendimento da Caixa: 0800 726 0101
Suporte aos Contratos Habitacionais:
- Central de Atendimento da Caixa: 0800 726 0101
Assessoria Técnica aos Municípios:
- Central de Atendimento da Caixa: 0800 726 0101
Condições Especiais para Clientes Caixa:
- Central de Atendimento da Caixa: 0800 726 0101
Acionamento dos Seguros Residencial e Habitacional:
- Caixa Residencial (contratações até 14/02/21):
- Serviço de assistência e sinistros: 0800 722 2492
- Caixa Residencial (contratações após 14/02/21):
- Serviço de assistência (24 horas): 0800 722 4926
- Sinistros: 0800 722 4923
Central de Atendimento para Seguro de Vida:
- Caixa Vida e Previdência:
- Serviço de assistência e sinistros: 0800 722 2492
Esses são os números de contato para cada uma das áreas mencionadas, garantindo que as pessoas afetadas tenham acesso ao suporte necessário durante esse período desafiador.
Aproveite e leia: Mês de férias chegando! Saiba como viajar de GRAÇA usando o cartão de crédito