NotíciasBenefícios

ESTES estudantes vão ganhar isenção da taxa do Enem 2024, veja se você está dentro

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, nesta segunda-feira (20), que todos os alunos do estado do Rio Grande do Sul ficarão isentos da taxa de matrícula para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa decisão inclui até mesmo aqueles que, segundo os critérios econômicos habituais, não teriam direito à isenção.

Santana destacou que a isenção abrangerá cerca de 40 mil alunos, representando um investimento de aproximadamente 3,5 milhões de reais por parte do governo federal. “Todos os alunos ficarão isentos da inscrição. A previsão é que sejam 40 mil alunos, o que representa algo em torno de 3,5 milhões de reais”, afirmou o ministro.

Saiba mais sobre como você pode aproveitar a isenção ou, morando em outros estados, garantir seu acesso a educação superior através do Enem.

ESTES estudantes vão ganhar isenção da taxa do Enem, veja se você está dentro
MEC já divulgou edital do Enem 2024 (Imagem: Jeane de Oliveira/guiadobeneficio.com.br)

Para o RS: Calendário exclusivo para inscrições no Enem 2024

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) irá divulgar um calendário exclusivo de inscrições ao Enem para os estudantes do Rio Grande do Sul.

Leia: Garanta sua vaga na Faculdade! Cursinhos pré-vestibular com descontos ou GRÁTIS

Para os demais estudantes do Brasil, as inscrições para o exame começarão na segunda-feira (27) e irão até o dia 7 de junho. A taxa de inscrição permanece no valor de R$ 85 e pode ser paga por:

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Leia: Precisa de grana? Shopee ‘contrata’ brasileiros para trabalho usando o celular; saiba como participar

Enem 2024: Novidades na identificação

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do Enem 2024. O documento traz as diretrizes para o exame deste ano, com uma importante novidade: a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital será aceita como identificação no dia do exame, desde que apresentada em aplicativo oficial.

Carteira de Identidade Nacional Digital

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) visa aumentar a segurança na identificação dos brasileiros e reduzir fraudes, refletindo-se na segurança do exame. A CIN é baseada no Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), já foram emitidas mais de 7 milhões de unidades da CIN em 23 estados e no Distrito Federal.

Documentos de identificação aceitos

Nos dois dias de exame, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação oficial e original com foto emitido por órgãos brasileiros. São válidos, além dos documentos digitais:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • CNH, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997;
  • Documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo gov.br.

Leia mais: Governo libera PRESENTE para todos os trabalhadores que querem ECONOMIZAR até R$ 258,53 por mês, confira

Acesso ao ensino superior com o Enem 2024

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas no Brasil. Com a nota do Enem, os estudantes podem se inscrever no Sisu e concorrer a vagas em instituições federais e estaduais.
  • Programa Universidade para Todos (Prouni): O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. A seleção dos bolsistas é baseada na nota do Enem.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): O Fies é um programa que oferece financiamento a juros baixos para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas. A nota do Enem é utilizada como critério de seleção para o financiamento.
  • Instituições de Ensino Superior em Portugal: Várias universidades portuguesas aceitam as notas do Enem para admissão de estudantes brasileiros, facilitando o acesso à educação superior em Portugal.

O Enem é uma ferramenta poderosa que abre portas para diversas oportunidades educacionais, profissionais e pessoais.

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo