NotíciasBenefícios

Alguns riem, outros choram: Bolsa Família divulga novidades para junho!

Estamos quase no final do mês, e o calendário do Bolsa Família para maio está encerrando seus pagamentos. Enquanto os últimos da fila vão até a Caixa Econômica Federal ou movimentam seus valores pelo Caixa Tem, outros ainda se perguntam se receberão sua parcela do Bolsa Família em junho.

Essa dúvida assalta principalmente os beneficiários que se encontram bloqueados e cancelados, mas já fizeram sua atualização cadastral e o cumprimento das exigências, tudo para voltar a receber os seus benefícios.

Saiba agora se você foi incluído na folha de pagamento do Bolsa Família de junho!

Bolsa Família está fazendo coleta de dados para reativar cancelados e bloqueados (Imagem: Jeane de Oliveira/guiadobeneficio.com.br)

Bolsa Família: eventos importantes em maio

Se você fez a sua atualização cadastral até o dia 10 de maio, você tem chance então de voltar a receber na folha de pagamento do mês de junho. Como podemos afirmar isso?

No dia 11 de maio, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) fez uma extração do banco de dados do Cadastro Único e incluiu todos que haviam feito a sua regularização até o dia 10 de maio. Porém, se você compareceu ao CRAS ou cumpriu com as exigências somente após o dia 11, sua parcela do Bolsa Família vai voltar a cair somente em julho.

Leia aqui: Governo libera Bolsa Família EXTRA para este grupo de brasileiros

Neste momento, o ministério está fazendo a análise das informações que você prestou, para cruzar dados e regularizar a sua situação. Se o ministério identificar que está regularizado, você pode voltar a receber agora no mês de junho.

Porém, uma situação é verdadeira: quem está cancelado no Bolsa Família, infelizmente, acaba demorando mais para voltar a receber. É recomendável que o cancelado, preferencialmente, procure o CRAS para pedir a reversão. Eles têm competência para fazer este procedimento, e você pode voltar a receber seu Bolsa Família.

E se o CRAS não fez a reversão do meu Bolsa Família?

A norma é que todos os CRAS espalhados pelo país têm competência para fazer a reversão do cancelamento do Bolsa Família. Na prática, porém, existem relatos de que nem todos estão fazendo este procedimento.

Veja mais: Bônus de R$ 5.100 pode ser sacado por famílias do Bolsa Família; Veja como garantir

De qualquer maneira, o MDS vai avaliar sua documentação e cumprimento de exigências, mesmo que isso demore. Em caso de mais dúvidas, você pode entrar em contato com o atendimento humano do MDS, pelo telefone 121, chat, aplicativo Telegram, ou até mesmo pelo WhatsApp.

Bolsa Família antecipado em junho?

O MDS já divulgou o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para junho, incluindo informações sobre as famílias que receberão antecipadamente.

Como de costume, os repasses ocorrerão nos últimos dez dias úteis do mês, baseados no último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) dos beneficiários:

  • NIS final 1: 17 de junho (antecipação para famílias em municípios em situação de calamidade);
  • NIS final 2: 18 de junho;
  • NIS final 3: 19 de junho;
  • NIS final 4: 20 de junho;
  • NIS final 5: 21 de junho;
  • NIS final 6: 24 de junho (antecipado para sábado, 22 de junho);
  • NIS final 7: 25 de junho;
  • NIS final 8: 26 de junho;
  • NIS final 9: 27 de junho;
  • NIS final 0: 28 de junho.

Embora muitos esperassem que os pagamentos pudessem começar na primeira quinzena de junho, os repasses seguirão o cronograma oficial.

Acontecerá, conforme anunciado, uma antecipação no dia 17 de junho e beneficia as famílias que vivem em municípios que declararam situação de emergência ou calamidade pública nos últimos dois meses. Isso inclui especialmente as famílias do Rio Grande do Sul, severamente impactadas pelas recentes enchentes, as maiores da história do estado.

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo