NotíciasBenefícios

Beneficiários do Bolsa Família receberão pagamento UNIFICADO neste mês? Entenda

O Bolsa Família é um programa essencial que tem impacto direto na vida de milhões de pessoas. Todos os meses, milhões de famílias brasileiras podem contar com esse apoio em sua subsistência.

Porém, os últimos acontecimentos no país levaram muitos a ter dúvidas a respeito dos próximos pagamentos do Bolsa Família programados para o mês de maio e junho. Também circulam informações acerca de um abono extra programado pelo Governo Federal aos inscritos.

Vamos esclarecer agora!

Algumas modificações estão sendo feitas no Bolsa Família (Imagem: Jeane de Oliveira/guiadobeneficio.com.br)

Bolsa Família: os pagamentos de maio e junho serão unificados?

Os pagamentos do Bolsa Família para maio começaram a ser efetuados na última sexta-feira, dia 17. Os depósitos estão seguindo que consta no calendário oficial divulgado pelo governo. 

Os municípios que decretaram estado de calamidade recentemente, incluindo aqueles do Rio Grande do Sul, tiveram o benefício depositado de maneira antecipada para todas as famílias, independente da numeração final do NIS

Já para os demais locais do país, os valores estão sendo depositados levando em consideração a numeração final do NIS. Lembrando que os depósitos programados para segunda-feira são antecipados para o sábado anterior. 

Leia: Comunicado Geral: estes beneficiários do Bolsa Família irão receber APENAS R$ 300 em maio, entenda

Como os valores são depositados no Caixa Tem, é possível realizar PIX e transferir pelo próprio aplicativo. Também é possível realizar o saque na agência ou em uma lotérica correspondente. 

Bolsa Família: pagamento vai ser antecipado?

Nos últimos dias, circulam informações dizendo que os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de junho seriam antecipados, e pagos junto com o benefício do mês de maio.

Essa afirmação não procede. Em comunicado, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) disse que cada benefício é depositado no próprio mês de pagamento. O Bolsa Família de maio estará disponível para as famílias dos estados afetados por calamidades, incluindo o Rio Grande do Sul, a partir do dia 17 de maio, e o benefício de Junho, a partir do dia 17 de junho.

Portanto, conclui-se que os pagamentos programados para o mês de junho não serão pagos de maneira antecipada neste mês. Os depósitos seguem o que consta no calendário oficial divulgado pelo governo, sendo depositado de maneira unificada no primeiro dia de pagamento de maio para os estados que decretaram calamidade pública. 

Veja: Governo propõe grande NOVIDADE para quem sonha em entrar no Bolsa Família, veja como conseguir

Abono extra no Bolsa Família?

Outro boato que circula entre os beneficiários do Bolsa Família é a de que o Governo Federal estaria programando um pagamento extra aos beneficiários.

Novamente, não há nada nos canais oficiais que confirme essa informação. O que existe em termos de auxílio extra, no momento, são motivados pela recente catástrofe climática no Rio Grande do Sul, com o objetivos de mitigar os efeitos nas famílias afetadas.

Uma dessas ações envolve o repasse de R$ 5,1 mil do Governo Federal para repor equipamentos e outros bens perdidos pelos efeitos das fortes enchentes que atingiram o estado.

Oficializado por Medida Provisória, o auxílio chamado de Vale Reconstrução será feito em parcela única, via PIX para as contas dos beneficiários. A Defesa Civil nacional, em parceria com a Defesa Civil estadual, municipal ou com a Secretaria de Assistência Social, ficou responsável em informar as áreas atingidas com casas afetadas. 

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo