NotíciasINSS

Faça você mesmo: passo a passo para fazer o reset da senha do Meu INSS

Muitos brasileiros estão sofrendo com o popular ‘Reset’ de conta do INSS. Tal como qualquer serviço do Governo, é necessário abrir uma conta digital na plataforma online a fim de conseguir obter acesso a todos os benefícios e serviços.

Os aposentados, pensionistas ou beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) acabam ficando à mercê quando a conta acaba sendo bloqueada pela ausência da senha.

Com isso, surgiu na internet o popular reset de senha; a fim de restaurar a senha do Meu INSS. Entretanto, é um processo fácil e rápido que pode ser feito por qualquer pessoa. Veja abaixo o passo a passo completo de como realizar este procedimento.

Aproveite para ver: Comunicado GERAL: beneficiários do INSS estão tendo suas contas ZERADAS; Saiba como se proteger

Faça você mesmo passo a passo para fazer o reset da senha do Meu INSS | Imagem de Jeane de Oliveira – guiadobeneficio.com.br

O que é o reset de conta do INSS?

Trata-se da restauração da senha de acesso para o Meu INSS, seja o site ou aplicativo. Ter acesso a senha é de suma importância para consultar extratos, pedir benefícios e auxílio.

Portanto, o reset é simplesmente a restauração da conta. Lembrando que o acesso no Meu INSS é feito através da conta do Governo, logo, é importante ter acesso a mesma.

Caso contrário, é necessário que ocorra o reset como citado acima. O reset pode ser feito de inúmeras maneiras, a mais fácil é através do reconhecimento facial. Vamos listar abaixo todas as possibilidades vigentes.

Através do reconhecimento facial

Para conseguir recuperar a senha através do reconhecimento facial, é bem simples. O usuário deve seguir o passo a passo abaixo.

  • No seu computador, acesse sua conta gov.br e insira seu CPF. Em seguida, clique em “Continuar”.
  • Em seguida, pegue seu celular e baixe o aplicativo gov.br, disponível tanto para Android quanto para iOS.
  • Após baixar o aplicativo, abra-o no seu celular e toque em “Ler QR Code” na tela inicial.
  • Agora, volte para o seu computador e clique em “Gerar QR Code”.
  • Aponte a câmera do seu celular para o QR Code que apareceu no seu computador e, em seguida, clique em “Fazer reconhecimento facial”.
  • Siga as instruções para completar o processo de reconhecimento facial no seu celular.
  • Depois de completar o processo, volte para o seu computador. Sua senha do INSS estará recuperada e pronta para uso!”

Após ter finalizado, basta retornar no computador e preencher uma nova senha. É importante criar uma senha forte, a fim de evitar possíveis acessos fraudulentos. Entretanto, também é possível realizar esta troca através de bancos oficiais e credenciados.

Através de bancos credenciados

É possível recuperar através de bancos credenciados. É um pouco mais simples, isto é, caso o usuário esteja devidamente logado no dispositivo. Caso tenha em algum dos bancos que serão listados; o procedimento é:

  • Ao acessar sua conta gov.br, insira seu CPF e clique em “Esqueci minha senha”.
  • Em seguida, escolha a opção “Não tenho celular” e, quando aparecer uma mensagem sobre a segurança da sua conta, clique em “Continuar”.
  • Agora, selecione o banco em que você tem conta na lista exibida na tela.
  • Você será redirecionado para a página do banco escolhido. Siga as instruções fornecidas pelo banco para redefinir sua senha.

É importante lembrar que a conta possui níveis de segurança e a cada nova alteração estes níveis podem ser reduzidos; principalmente se usar o método a seguir: recuperação por e-mail.

Neste próximo método é necessário acessar o site do Governo e preencher o CPF. Com isso, clicar em “Esqueci minha senha” e marcar a opção sem o celular. Com isso, ir até a aba de “recuperar de outra forma” e dessa maneira realizar a recuperação via e-mail.

Ao chegar o código de recuperação, basta preencher e será possível restaurar o acesso à conta. Lembrando que este método deve ser o último a ser utilizado.

Aproveite para ver: Brasileiros que recebem do INSS festejam de alegria com novo pagamento de R$ 1,5 mil; Veja como conseguir

Diogo Sobral

Tenho 22 anos e sou redator no Guia do Benefício. Trago comigo a experiência de 04 anos no ramo de benefícios sociais. Espero que através de meus textos vocês consigam as respostas que tanto procuram!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo